Município no interior da Bahia conquista 7.3 no Ideb e é administrado por um médico cantagalense

O município de Licínio de Almeida, localizado no sudoeste do estado da Bahia, teve melhor resultado no estado da Bahia no Índice Desenvolvimento Educacional do Brasil (Ideb) de 2019. Com média de 7,3, cidade teve melhor nota entre estudantes do Ensino Fundamental I.

Dr Frederico Vasconcellos, prefeito de Licínio de Almeida
Dr Frederico Vasconcellos, prefeito de Licínio de Almeida

A cidade de Licínio de Almeida tem pouco menos de 13 mil habitantes e foi emancipada em 1962, quando se desmembrou das cidades vizinhas de Urandi e Jacaraci. Apesar da pouca idade, ela é exemplo em educação pública na Bahia – até a filha do prefeito estuda na rede pública.

O médico e atual prefeito do município baiano, Licínio de Almeida, é o cantagalense Frederico Vasconcellos Ferreira. Ele nasceu em Cantagalo, estudou em colégios da cidade, e depois que se formou em medicina foi trabalhar no sertão sudoeste da Bahia.

O município teve a melhor nota do estado, de 7,3, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2019 no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). A média foi acima do projetado para este ano, de 5,6, e foi maior que as notas estadual, de 5,3, e nacional, de 5,9. Em Salvador, a média foi de 5,6. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação.

No Ensino Fundamental II (5º ao 9º ano), Licínio ainda ocupou o segundo lugar, com nota 6,0, ao lado do município de Novo Horizonte, e ficou atrás somente de Jacaraci, que teve score de 6,3. A evolução da cidade nesses índices, que contabilizam escolas da rede pública municipal e estadual, dobrou ao longo dos anos. Na primeira avaliação do Ideb, em 2005, a média dos alunos nos anos iniciais do Fundamental era de 3,6. Nos anos finais, foi de 2,9. O aumento foi de 108% e 106%, respectivamente.

O prefeito Frederico Vasconcellos afirma que a educação estava entre as prioridades de sua gestão
O prefeito Frederico Vasconcellos afirma que a educação estava entre as prioridades de sua gestão

A receita deste sucesso, segundo a secretária de educação municipal Mychely Teles, é o investimento em capacitação dos professores e a assistência individualizada dos alunos. “A gente trabalha com uma sistemática de acompanhamento de aluno por aluno, através do que chamamos de indicadores de sucesso, como frequência, aprovação e reprovação, e pela formação continuada dos gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores”, avalia Teles.

O prefeito Frederico Vasconcellos Ferreira, conhecido como Dr. Fred, afirma que a educação estava entre as prioridades de sua gestão, assim como na dos prefeitos anteriores. “O trabalho que é feito em Licínio é a longo prazo. A educação vem sendo prioridade há uma década e o principal fator é a busca incessante da capacitação de nossos profissionais, além do investimento em infraestrutura escolar”, diz Ferreira, que pretende inaugurar mais duas escolas até o final do mandato.

A quantidade de recursos destinados à educação também é maior do que prevê a lei, pela qual estabelece um mínimo de 25% da receita anual. No caso de Licínio Almeida, 29,9% da receita total do município foram para educação no ano de 2019, como consta no site do Tribunal de Contas. A Receita total no ano passado foi de R$ 31.471.093,24, sendo R$ 9.439.678,19 destinados à educação. As principais atividades econômicas da cidade são a mineração e, mais recentemente, a produção de energia eólica.

A estrutura do sistema de ensino é composta por 19 escolas. Nos anos iniciais, são 778 alunos e 70 professores na rede pública. Somado às outras séries, são 204 professores e cerca de 2000 estudantes. Cada escola tem cerca de 10 salas de aula com 20 estudantes por turma. Desde 2016, os professores usam o quadro branco, com piloto, e não mais o giz, como ainda é visto em algumas escolas estaduais na Bahia.

 

Gráfico IDEB - Bahia

Ver anterior

Prefeitura de Nova Friburgo realiza campanhas contra o covid-19

Ver próximo

GENTE DE EXPRESSÃO – Edição 1542

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!