Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No dia 7 de dezembro, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou a confirmação do primeiro caso de dengue tipo 4 na capital fluminense. Trata-se de uma mulher, de 45 anos, residente da cidade do Rio, que teve a amostra confirmada pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), após três protocolos de análise diferentes.
A paciente começou com os sintomas no dia 26 de novembro e, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, permanece realizando os cuidados e o tratamento em sua residência. A SES-RJ informou ainda que o resultado da análise ao município do Rio de Janeiro, ocorreu logo após a conclusão do laboratório.
Segundo a secretária de Estado de Saúde, Cláudia Mello, a dengue do tipo 4 não é tão agressiva como a dengue do tipo 3, porém ainda requer muitos cuidados.
“A dengue tipo 4 é menos agressiva do ponto de vista clínico que a do tipo 3, que ainda não circula em nosso estado. A diferença é que como ele volta a circular em nosso território após 6 anos, parte da população tem pouca imunidade, o que aumenta a possibilidade de epidemia. Por isso, estamos antecipando ações preventivas junto aos municípios com capacitação técnica, estabelecendo fluxos de atendimento e cuidado no manejo de pacientes”, afirma a secretária.