Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Com o propósito de debater temas relacionados ao desenvolvimento do turismo regional, buscando fortalecer a economia dos municípios, foi realizada na cidade de Santa Maria Madalena, na segunda-feira (16), mais uma reunião do encontro “Caminhos da Serra”.
O evento, que faz parte do Conselho Regional de Turismo, contou com a presença de secretários e agentes municipais do segmento. Estiveram presentes representantes das cidades de Carmo, Cantagalo, Trajano de Moraes, Conceição de Macabu, Duas Barras e Bom Jardim. A reunião também teve a presença da deputada estadual Adriana Baltazar e uma palestra ministrada por Marco Navega, presidente da CONDETUR Costa do Sol.
Temas discutidos no evento
O encontro com os representantes de turismo da região, contou, mais uma vez, com apresentação de propostas e intenções para a melhoria do setor nas cidades serranas. Os ativistas regionais apresentaram ideias, planos e estratégias para continuar garantindo parcerias futuras entre os municípios. Além disso, a assiduidade do evento foi muito destacada, já que os participantes seguem presentes em cada encontro, mantendo-se em dia com histórico das reuniões.
Um dos temas discutidos no evento foi a necessidade de cada município investir em um roteiro próprio de viagem, para atrair os visitantes. Os palestrantes destacaram que o traçado histórico da região pode ser contado através de rotas turísticas, como por exemplo, os caminhos do bandoleiro, Mão de Luva, personagem lendário que fugiu de Minas Gerais em busca de ouro na região de Cantagalo, no século XVIII. Também foi discutida a importância de investimento na gastronomia local, com a criação de pratos de época, com sabores resgatados de momentos importantes da história da região.
Quando o assunto foi investimento no setor turístico, a deputada estadual Adriana Baltazar destacou que é importante fortalecer os roteiros das cidades do interior e que essa, aliás, é uma forma de reerguer o turismo no estado do Rio de Janeiro. A deputada afirmou que faz parte de uma comissão que cuida de questões do setor, estando também à frente de mini setores do turismo, como o turismo esportivo, religioso, rural e de aventura. Adriana Baltazar também afirmou que está à disposição para discutir o tema na Alerj, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Além de questões relacionadas a roteiros turísticos, os representantes também destacaram a importância do Mapa Nacional de Turismo, que pode trazer ainda mais benefícios para a região. O instrumento pode fortalecer a Instância de Governança Regional (IGR), aumentar a criação de políticas públicas e ainda estimular o comércio local.
O município de Macuco, que está acompanhando bem de perto as reuniões do “Caminhos da Serra”, esteve mais uma vez presente no encontro através do diretor de Turismo, Maurício Góes. O representante da cidade seguiu muito participativo no encontro, apresentando propostas e intenções, que são semelhantes às do prefeito Bruno Boaretto. A intenção de Maurício Góes é continuar interagindo fortemente com os municípios, a fim de promover o desenvolvimento turístico em termos regionais e, assim, garantir um crescimento igualitário do setor.
A cidade do Carmo também esteve presente no encontro e foi representada pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Paulo César Cordoeiro Perrut. Nas redes sociais, o secretário destacou que o município do Carmo segue desde o início, presente nas reuniões do Conselho Regional de Turismo, participando ativamente. Além disso, destacou que os intercâmbios entre as cidades têm fortalecido o turismo, trazendo novos visitantes para as cidades da região.