Municípios da região pioram em avaliação do IDH-M de 2010

Todos os municípios da região tiveram pior desempenho em 2010, na relação com 2000, na avaliação sobre desenvolvimento humano da ONU

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento divulgou, segunda-feira passada, 29 de julho, um retrato do Brasil nas últimas décadas. Na média, o Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios brasileiros (IDH-M) melhorou bastante. Houve aumento da renda e da expectativa de vida. A educação também avançou, mas ficou bem longe do ideal e foi o indicador que menos contribuiu para o resultado positivo.

Na região, no entanto, a realidade foi outra. Dos 11 municípios, quatro têm alto desenvolvimento e sete, médio. Quase todos apresentaram queda de 2000 para 2010 no índice em média de -0,069 em nota que varia de 0 a 1, queda de 9,2%. Para se ter uma ideia, em 2000 Nova Friburgo tinha um desenvolvimento humano considerado muito alto e os outros dez municípios tinham alto desenvolvimento.

Mas o maior IDH-M da Região Centro-Norte Fluminense continua sendo de Nova Friburgo (0,745), enquanto o menor passou a ser de Sumidouro (0,611), que estava empatado com Duas Barras em 2000.

A média da região, em 2000, foi de 0,750 no IDH e caiu para 0,681, em 2010. O índice leva em consideração dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre longevidade, renda e educação.

Ver anterior

Hospital Antônio Castro faz balanço com nova diretoria

Ver próximo

Gustavo Huguenin encontra o Papa

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!