Municípios debatem cultura

Areal, Carmo, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto e, ainda, Campos dos Goytacazes, Tanguá, São Gonçalo e Niterói, foram as cidades presentes nas mesas de debate, oficinas e atividades culturais, realizadas no Hotel Fazenda Village Rio Verde, tendo a cultura como foco estratégico de ações para Região Serrana e entorno.

O Ministério da Cultura, representando pelo chefe da regional Rio de Janeiro e Espírito Santo, Marcelo Velloso, e o consultor do Sistema Nacional de Cultura MinC-Unesco, Flávio Aniceto, destacaram  as políticas do MinC, trazendo para o recorte regional.

Mesmo sem destacar ações restritas para região, os programas em curso e o acompanhamento dos sistemas municipais de cultura nos municípios, envolvendo poder público e sociedade civil, foi fala acolhida por todos os presentes.

A Secretaria Estadual de Cultura, representada por Ecio de Salles, registrou as etapas em curso do Plano Estadual de Cultura, anunciando 12 setores que estarão em debate para acolhimento de propostas: artes visuais, cinema, circo, dança, livro e leitura, museus, música popular, música erudita, patrimônio imaterial, patrimônio material, teatro, TV e novas mídias; e a consulta pública aberta para construção do Plano Estadual de Cultura Fluminense, onde a lei estadual integrará o sistema, plano, fundo e a tão esperada mudança do Conselho Estadual de Cultura, ainda com formato antigo, da década de 1970 do século passado.

O presidente do Consórcio dos Municípios do Leste Fluminense (Conleste), Carlinhos Pereira, prefeito do município de Tanguá, situou as ações do Conleste através da Câmara Temática de Cultura, que abraça vários municípios na área de atuação direta ou indireta do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj).

Carlos Pereira, ex-animador cultural do estado, destacou a necessidade de integrar cultura e turismo, com metas de avanço e desenvolvimento. Pela Petrobras, Nailda Marques, gerente de Responsabilidade Social do Comperj, registrou o compromisso da maior empresa de óleo e gás do Brasil com a cultura, falando das ações culturais previstas e já aprovadas nas cidades do entorno do Comperj, bem como os programas institucionais desenvolvidos através dos editais.

Ver anterior

Nova Friburgo passa a integrar a diretoria do Conselho Serra Verde Imperial

Ver próximo

Show de Rodrigo Sant’Anna conquista público bibarrense

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!