Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O cadastro, segundo Marco Aurélio, está suspenso desde setembro de 2011. Ele afirma que devem recomeçar a partir de fevereiro deste ano. “Já temos 20,2 mil farmácias inscritas. A meta este ano é chegar a 25 mil”, disse. O coordenador do programa explicou ao deputado Glauber Braga que farmácias dos municípios que já encaminharam o processo ao ministério terão prioridade na abertura do cadastro.
Para Glauber, a inclusão das farmácias irá ajudar a melhorar a saúde da população de toda Região Centro-Norte. “Ter medicamentos a preço de custo para populações de baixa renda é essencial para o desenvolvimento da saúde no país”, disse.
O Governo Federal criou o programa ‘Farmácia Popular’ para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. O programa possui rede própria de farmácias populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de “Aqui tem Farmácia Popular”. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado, quando necessário, e disponibiliza nas farmácias populares a preço de custo.