Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O deputado estadual Anderson Alexandre (SDD) elogia a decisão do governador Cláudio Castro (PL) de incluir o combate ao feminicídio como política de estado, com ações de enfrentamento. O parlamentar, inclusive, apresentou emendas de prioridade ao orçamento de 2023 para a implantação de delegacias especializadas de atendimento à mulher em cinco municípios do interior do Rio de Janeiro.
As emendas, aprovadas pela Assembleia Legislativa (Alerj), são para a instalação de DEAMs nas cidades de Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Itaboraí, Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá.
O deputado Anderson Alexandre considera um acerto do segundo mandato do governador Cláudio Castro a criação da Secretaria Estadual Especial das Mulheres, que tem entre os objetivos o combate ao feminicídio e o acolhimento às vítimas de violência.
Ainda de acordo com o deputado, levar DEAMs aos municípios do interior é necessário para frear o crescimento dos crimes contra mulheres, além de potencializar a repressão, investigação e punição de agressores.
“O governador Cláudio Castro demostra sensibilidade social ao reconhecer que o combate à violência contra a mulher tem que ser prioridade. Venho reiterando a importância de ampliarmos para o maior número de municípios as delegacias especializadas. O feminicídio é um crime bárbaro que tira vidas e destrói famílias. Toda ação para combater e reduzir a violência contra mulheres tornou-se urgente diante dos números crescentes, inclusive nas cidades do interior”, afirma o deputado Anderson Alexandre.
Até o último dia 15 de dezembro, o Rio de Janeiro contava em 2022, 88 feminicídios e 235 tentativas de feminicídio. Considerando o período de janeiro a maio, houve um aumento de 78% entre 2017 e o ano passado.