Municípios do interior do Rio podem ganhar novos mamógrafos

Deputado Marcus Vinícius – Crédito Júlia Passos

O Estado do Rio de Janeiro poderá ganhar novos mamógrafos em 9 municípios graças às emendas apresentadas pelo deputado estadual Marcus Vinícius (PTB) ao Orçamento 2023. A iniciativa ocorre em meio a um levantamento divulgado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), no início de outubro, que revelou que somente um quarto das mulheres no Brasil acima dos 50 anos realizam a mamografia, exame mais eficaz para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

As cidades fluminenses contempladas com as emendas de despesa são Paraíba do Sul, Sumidouro, Sapucaia, São José do Vale do Rio Preto, Petrópolis, Areal, Santo Antônio de Pádua, Vassouras e Armação de Búzios. Segundo o levantamento realizado pela SBM, entre os fatores que dificultam o acesso ao exame estão a existência de mamógrafos inoperantes nas cidades brasileiras e a distância entre as pacientes e o atendimento.

¨Muitas mulheres não têm condições de se locomover até as capitais para realizar o exame e, quando isso ocorre, já descobrem a doença em estágio avançado. É preciso facilitar o diagnóstico precoce do câncer de mama, equipando as unidades de saúde pública do interior do Estado com novos mamógrafos¨, destacou o deputado.

O deputado apresentou outras 20 emendas de prioridade ao Orçamento de 2023, contemplando 17 municípios fluminenses com a realização de ações diversas, com destaque para programas ligados à saúde e qualidade de vida da mulher, como a implantação de programa de prevenção à violência contra a mulher e delegacias especializadas de atendimento à mulher.

Ver anterior

Atleta de Bom Jardim quer participar de evento na Holanda

Ver próximo

Comércio: horário de funcionamento pode ser alterado durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!