Municípios do interior do Rio se destacam com produtos pioneiros e potencialidades turísticas

As cidades do interior do estado do Rio de Janeiro estão se destacando em atividades econômicas e programas que valorizam o turismo local. Através de projetos de lei e também incentivo do governo estadual, alguns municípios passaram a receber títulos que valorizam produtos típicos de cada região, atrações locais e atividades econômicas em destaque.

A iniciativa que também cria “capitais” em cada município já está presente nas cidades de Macuco, Cordeiro, Santa Maria Madalena e Teresópolis. Além disso, cidades como Cantagalo e Nova Friburgo já são conhecidas por suas potencialidades econômicas. A seguir, confira os títulos recebidos por alguns municípios da região.

 

Macuco, a “Capital do Leite”

 

Uma curiosidade sobre Macuco é que a cidade, apesar de pequena, é maior produtora de leite do estado do Rio. Foto: Reprodução/internet
Uma curiosidade sobre Macuco é que a cidade, apesar de pequena, é maior produtora de leite do estado do Rio. Foto: Reprodução/internet

 

A cidade de Macuco é considerada a “Capital do Leite” do Estado do Rio de Janeiro. O título foi dado através de uma lei de autoria da deputada Martha Rocha (PDT), sancionada em 2016 pelo governador Francisco Dornelles. Apesar de ser o menor município fluminense, a cidade é considerada a maior produtora de leite do estado.

O município também se destaca com a Cooperativa de Macuco, que produz bebidas lácteas e produtos como requeijão, doce de leite e manteiga. A fábrica é responsável pela coleta de leite em 27 municípios do estado e possui mais de 1.100 associados e 1.800 produtores ativos, considerando as associações de produtores. A empresa também incentiva a economia local e gera cerca de 250 empregos diretos.

 

Cordeiro, a “Cidade Exposição”

 

Exposição Agropecuária de Cordeiro é uma tradição no município. A festa completou 100 anos em 2021. Foto: Moises Rodrigues
Exposição Agropecuária de Cordeiro é uma tradição no município. A festa completou 100 anos em 2021. Foto: Moises Rodrigues

 

A Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Cordeiro foi declarada recentemente patrimônio cultural de natureza imaterial. O título foi sancionado pelo governador do Estado, Cláudio Castro, através da Lei 9.352/2021.

De autoria do Deputado Estadual Felipe Peixoto, a nova lei permite ao poder público celebrar convênios com entidades vinculadas à cultura, ao turismo, ao lazer e à economia criativa, com a finalidade de assegurar a história e estimular o conhecimento e a apreciação da manifestação cultural, ampliando o desenvolvimento econômico da cidade.

A Exposição Agropecuária de Cordeiro completou 100 anos em 2021 e teve um total de 79 edições, se tornando um marco para o município, desde a sua primeira edição, em 1921. A cidade, que também é chamada de “Cidade Exposição”, é reconhecida em muitas regiões pela festa e se tornou também sua marca registrada, atraindo produtores rurais, industriários, comerciantes, empresários e visitantes de todo país.

 

Santa Maria Madalena, a “Cidade das estrelas”

 

Parque Estadual do Desengano, em Santa Maria Madalena. Foto: Inea/ João Rafael Martins
Parque Estadual do Desengano, em Santa Maria Madalena. Foto: Inea/ João Rafael Martins

 

O município de Santa Maria Madalena, na região Centro Fluminense, recebeu em janeiro deste ano, o título de “Cidade das Estrelas“. A expressão foi formalizada através da Lei 9.543/2022, de autoria da deputada Adriana Balthazar (Novo), e foi sancionada pelo governador Cláudio Castro. Além de conceder o título ao município, a lei também autoriza o Poder Executivo a realizar campanhas para incentivar o turismo local pela qualidade do céu para observação de corpos celestes.

Santa Maria Madalena é conhecida por abrigar o Parque Estadual do Desengano que recebeu o título inédito de primeiro Dark Sky Park da América Latina, expedido pela Dark-Sky Association (IDA). Através de um trabalho conjunto realizado entre o município e o Instituto Estadual do Ambiente – INEA, o Parque recebeu a certificação internacional por abrigar uma área de excelente qualidade para observação de noites estreladas e cumprir rigorosamente o controle da poluição luminosa provocada pela iluminação artificial, incentivando a realização de atividades de pesquisa e turismo no campo da Astronomia.

 

Teresópolis, a “Capital do Lúpulo”

 

O clima no município de Teresópolis é propício para o desenvolvimento de culturas como a do lúpulo. Foto: Reprodução/internet
O clima no município de Teresópolis é propício para o desenvolvimento de culturas como a do lúpulo. Foto: Reprodução/internet

 

O município de Teresópolis, na região Serrana do estado, recebeu em julho deste ano, o título de “Capital Nacional do Lúpulo”. A nomeação foi concedida através da Lei nº 14.414/2022, de autoria do Deputado Federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), e sancionada pelo Presidente Jair Bolsonaro.

Em Teresópolis, o grande produtor de lúpulo é o Grupo Petrópolis. A cidade também possui a maior área de cultivo da planta no Brasil, localizada no Viveiro Ninkasi, em Vargem Grande. No final de 2020, o viveiro foi autorizado a importar mudas de lúpulo in vitro dos Estados Unidos para comercialização, com certificado de origem, representando uma conquista importante para o município.

De acordo com o prefeito da cidade, Vinícius Claussen, o lúpulo é muito utilizado como insumo das indústrias cervejeira, farmacêutica e de refinamento do álcool, e representa a matriz agrícola de maior valor agregado do mundo. Segundo o gestor, o título de “Capital Nacional do Lúpulo” trará mais oportunidades e renda para os agricultores locais.

 

Cantagalo, a “Capital do Calcário”

 

Letreiro em Cantagalo busca homenagear o ramo do cimento e do calcário que movimenta a economia da cidade. Foto: Reprodução/Internet
Letreiro em Cantagalo busca homenagear o ramo do cimento e do calcário que movimenta a economia da cidade. Foto: Reprodução/Internet

 

Em maio deste ano, a Prefeitura Municipal de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, instalou um novo letreiro de boas-vindas na cidade, com o tema “Capital do Calcário” que simboliza a importância da cidade como 3° Polo Cimenteiro do Brasil.

De acordo com o Secretário de Turismo, Cleyton Filho, a ideia partiu do Prefeito Guga de Paula e tem como objetivo homenagear o ramo do cimento e do calcário, que em 2020 completou 50 anos de instalação da primeira fábrica em território Cantagalense.

 

Nova Friburgo, a “Capital da Moda íntima”

 

Nova Friburgo se destaca no setor de moda íntima e possui mais de 160 lojas do segmento de lingerie, moda praia, fitness e roupas de dormir. Foto: Henrique Pinheiro
Nova Friburgo se destaca no setor de moda íntima e possui mais de 160 lojas do segmento de lingerie, moda praia, fitness e roupas de dormir. Foto: Henrique Pinheiro

 

O polo de moda íntima de Nova Friburgo, na região Serrana do Rio, é um dos principais motores da economia da cidade. O setor gera milhares de empregos diretos e indiretos e, há alguns anos, responde por boa parte da produção estadual e nacional de lingerie. Todo este protagonismo fez do município ser conhecido como “Capital da Moda íntima”.

A fim de oficializar o novo título à cidade, o Deputado Federal, Luiz Antonio Corrêa (PL-RJ), propôs, ainda em 2020, o projeto de Lei N.º 3.989. A proposta visa tornar oficial essa intitulação, dando mais visibilidade ao setor, aos empresários e às milhares de costureiras que ajudam a incrementar a economia local. De acordo com o deputado, o polo de moda íntima de Nova Friburgo atrai compradores de diversos estados e municípios e é responsável por 25% da produção de moda íntima do Brasil, além de sediar a Fevest, a mais importante feira brasileira do setor de moda íntima, praia, fitness e matéria-prima.

É importante lembrar que Nova Friburgo conta com aproximadamente 1.300 confecções, que produzem cerca de 114 milhões de peças por ano. Além disso, o setor gera em torno de 20 mil empregos, sendo dez mil diretos e outros dez mil indiretos, movimentando não apenas a economia local, mas toda a região. A cidade conta com aproximadamente 160 lojas nesta categoria.

Ver anterior

Desfile em Trajano e Visconde marca comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil

Ver próximo

Carmo perde Paulo Lemgruber, um dos precursores da história da pecuária no Brasil

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!