Museu Fazenda de Bom Jardim é incluído no Cadastro Nacional de Museus

O Museu Fazenda, atração histórica e cultural do município de Bom Jardim, na região serrana do Rio, recebeu um certificado de registro de museu em razão da sua contribuição para o desenvolvimento da Política Nacional de Museus do Brasil. O certificado foi concedido pelo Ministério do Turismo por meio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O reconhecimento inclui a atração no Cadastro Nacional de Museus, que tem como função mapear e coletar informações sobre todos os museus em território nacional.

A Política Nacional de Museus foi criada em 2003 pelo Ministério da Cultura e busca promover a valorização e preservação do patrimônio cultural brasileiro por meio do desenvolvimento e revitalização das instituições museológicas do país. A iniciativa busca contribuir ainda com a institucionalização de memórias constitutivas da diversidade social, étnica e cultural do Brasil.

O Ibram, instituto que concedeu o certificado ao museu de Bom Jardim, também atua com a criação de projetos e programas que garantam o progresso de museus. A instituição busca democratizar o acesso de pessoas a instituições de memória e também incentiva a criação de ferramentas que possam valorizar o setor.

O Museu Fazenda de Bom Jardim

O Museu Fazenda de Bom Jardim é uma atração histórica que mantém viva memórias, lembranças e grande parte do acervo do século XIX, na era da plantação de café no Brasil. O local foi considerado de grande importância para o desenvolvimento da produção cafeeira de Bom Jardim e por isso deu nome à cidade.

Na fazenda, é possível conhecer um acervo que registra parte da história do ciclo do café que começou a despontar na região a partir de 1798. O atrativo conta com documentos históricos, maquinários, equipamentos e móveis de época completamente reconstruídos e preservados. Em cada sala do museu o visitante também tem acesso a equipamentos sonoros e audiovisuais que narram a história da época, proporcionando uma experiência única.

Localizado no centro de Bom Jardim, o atrativo também está inserido no complexo cultural do município. Além de uma área museológica, o local concentra o Galpão Cultural (escola de arte) e o Parque Municipal Homero Lopes de Almeida (praça para lazer e eventos ). Ao todo são mais de 20 mil metros quadrados de área pública, que proporcionam ao visitante uma visita em uma verdadeira fazenda situada em meio à cidade.

A Sala de jantar da Fazenda Bom Jardim é um exemplo de preservação do acervo. O local foi reconstruído e cada detalhe remanescente foi preservado. Foto: Divulgação.
A Sala de jantar da Fazenda Bom Jardim é um exemplo de preservação do acervo. O local foi reconstruído e cada detalhe remanescente foi preservado. Foto: Divulgação.

Ver anterior

Projeto de Lei busca proibir a soltura de fogos de artifício no município de Cantagalo

Ver próximo

Energisa vai investir mais de R$ 24 milhões em 2022 em Nova Friburgo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!