“Não houve a tradicional ‘boca de urna’ e nem a necessidade de nenhuma prisão por qualquer motivo”

Juíza e promotor confirmam que eleição em Duas Barras foi uma das mais tranquilas

Totalizando a soma de 9.078 eleitores, as eleições deste ano, em Duas Barras, registrou a soma de 6.502 votos válidos e o comparecimento de 7.448 eleitores às urnas, tendo surpreendido pelo expressivo número de 1.630 abstenções registradas e um alto índice de votos brancos (245) e nulos (701), que, juntos, somaram a marca de 946 votos, o que confirmou as expectativas da juíza da comarca, Maria do Carmo Alvim Padilha Gerk.

Ao lado chefe do cartório eleitoral, Luiz Antônio de Carvalho, e do promotor Nestor Rocha, a juíza da comarca de Duas Barras, Maria do Carmo, fez uma análise sobre as eleições, que considerou uma das mais tranquilas da história política do município, sem o registro de nenhum incidente ou prisão durante todo o dia de votação.

– Foi uma das eleições mais tranquilas em que atuei, onde o destaque ficou por conta do respeito à democracia e o eleitor teve o seu direito de escolha preservado. Não houve a tradicional “boca de urna” e nem a necessidade de nenhuma prisão por qualquer motivo. Minha única preocupação foi exatamente com o alto índice de abstenção registrado nesta eleição, que se verificou ao longo de todo o dia. A novidade neste pleito ficou por conta da forma de recolhimento das urnas, que foram devolvidas em conjunto, o que facilitou e agilizou o trabalho da apuração. Quero agradecer a todos os profissionais da comarca, que se envolveram com o processo eleitoral, em especial a equipe do cartório eleitoral, e às dezenas de voluntários que atuaram nesta eleição – destacou.

Em sua avaliação, o promotor Nestor Rocha reforçou o clima de tranquilidade das eleições este ano e destacou o trabalho de todos os voluntários que participaram do processo eleitoral. “Tivemos um clima tranquilo nesta eleição, diferente do que acontece com as eleições municipais. O clima de colaboração e apoio se desenvolveu dentro do previsto e as urnas funcionaram de forma bastante satisfatória. Também a forma de recolhimento das urnas, dispensando a presença dos mesários, facilitou, ainda mais, a totalização e a finalização dos trabalhos”, disse.

Contando com 220 colaboradores diretos e indiretos, Luiz Antônio, confirmou o trabalho. “Tudo aconteceu em paz e o em clima de muita colaboração por parte das pessoas envolvidas com as eleições deste ano, o que nos resta agradecer a todos pelo trabalho realizado. A novidade foi que modificamos a conferência e checagem da documentação das urnas pelas próprias equipes de cada seção eleitoral, que não precisaram se deslocar até o cartório. Isso agilizou o trabalho de apuração final e garantiu a impressão do primeiro relatório exatamente às 18h41min., ou seja, menos de duas horas do final das eleições”, concluiu.

Ver anterior

Trovadora cantagalense conquista prêmio em São Paulo

Ver próximo

Propaganda eleitoral

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!