Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Na comemoração dos 69 anos de fundação da União dos Professores Públicos do Estado-Sindicato (Uppes), realizada no dia 12 de setembro, na Casa do Professor, em Niterói, aconteceu uma das mais importantes premiações na área educacional do estado. A entidade entregou a 15 personalidades a medalha Ícone da Educação do Estado do Rio de Janeiro.
A presidente da Uppes, Terezinha Machado da Silva, destacou a importância da educação para a constituição da sociedade. “Todos nós temos de reconhecer o trabalho dos educadores e não poderíamos deixar de prestar esta homenagem, que gostaríamos de estender a todos os educadores do nosso estado, que lutam diariamente em prol da educação”, frisou.
Um dos homenageados da noite foi o professor e escritor Nilton Riguetti, de Trajano de Moraes, que tem se destacado na área educacional, sobretudo por seu projeto de xadrez, realizado na Escola Estadual Maria Mendonça. O projeto, que completa 10 anos em 2014, colocou o nome do município de Trajano de Moraes na mídia nacional por suas sucessivas conquistas nas diversas competições em que participou. Nos últimos anos, o município entrou para o Livro dos Recordes por realizar ‘O Maior Campeonato Brasileiro de Xadrez em Comunidade Agrícola’, idealizado por Riguetti, em 2011. E o professor Nilton Riguetti foi o técnico oficial da equipe de xadrez que representou o estado do Rio nos Jogos Escolares da Juventude, em Cuiabá (MT), em 2012, e em Belém (PA), em 2013.
O evento aconteceu na Casa do Professor, espaço que a Uppes oferece aos filiados, e contou com diversas personalidades da educação estadual, entre elas, o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia.
Risolia ressaltou a importância da atuação da Uppes na defesa do magistério e aproveitou a oportunidade para destacar o avanço do estado no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).