No Asilo de Cantagalo, dos 45 asilados, 34 são positivos, e dos 17 funcionários, 13 testaram positivo para Covid-19

A ação promovida pelo setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde identificou novos casos, realizou a avaliação médica individual e orientou a instituição nas medidas a serem adotadas para cada caso.

Após a identificação do primeiro paciente suspeito de Covid-19, residente do Asilo da Velhice Visconde de Pinheiro, a equipe do setor de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde de Cantagalo dirigiu-se prontamente na sexta, 21/08, à instituição de acolhimento, onde através de uma busca ativa identificou novos casos de infecção do coronavírus e promoveu ações e medidas protetivas aos acolhidos.

Cantagalo - Casos do dia 20/08
Cantagalo – Casos do dia 20/08

Foi realizada avaliação médica individual de cada usuário com orientações específicas para cada situação clínica encontrada, desde a direcionamentos para unidade hospitalar para melhor abordagem clínica como também isolamento segregado entre pacientes reagentes e pacientes não reagentes. Dos 45 asilados, 34 apresentaram resultado ativo para a doença e, dos 17 funcionários, 13 apresentaram resultado ativo para a doença. Entre os funcionários, foi realizada a orientação de isolamento e acompanhamento individual de cada caso.

A vulnerabilidade do público idoso, particularmente aqueles que se encontram em instituições de longa permanência, como no caso do asilo, nos preocupa muito e portanto esta ação da vigilância epidemiológica teve o objetivo de identificar e orientar o mais breve possível quanto às medidas em relação à infecção pelo coronavírus”, afirmou o secretário de Saúde de Cantagalo, Márcio Barbas.

Cantagalo - Bandeira vermelha
Cantagalo – Bandeira vermelha

Dos casos identificados, apenas um paciente, por ser recém acolhido, conta apenas com a primeira dose, um com esquema possivelmente completo a ser confirmado pela ILPI (Instituição de Longa Permanência de Idosos) e todos os demais já receberam as duas doses da vacina contra o coronavírus.

Neste momento, o panorama clínico da instituição apresenta 5 pacientes asilados que estão internados no hospital de Cantagalo e outros 29 seguem sendo monitorados em isolamento na própria unidade.

O Boletim Coronavírus do dia 20 de agosto da Secretaria Municipal de Cantagalo informa que o município chegou a 111 casos ativos com a Covid-19, e com isso o município está novamente na bandeira vermelha, ficando proibido o funcionamento das atividades nas escolas municipais, estaduais e particulares.

Ver anterior

Asilo de Cantagalo tem novos casos da Covid-19

Ver próximo

Prefeitos decretam bandeira vermelha nos municípios

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!