No dia da árvore, ave silvestre é solta em seu habitat natural

O Dia da Árvore começou agitado em Trajano de Moraes, e devolveu à fauna uma ave típica do cerrado, porém silvestre, a siriema. O animal foi solto no Dia da Árvore, momentos antes do prefeito Rodrigo Viana realizar o plantio de três mudas de ipês, na entrada principal da Floresta Estadual José Zago – Floe, no bairro Represa. A ação foi toda acompanhada de perto.

O animal foi capturado por um morador de Sodrelândia – localidade do 5º distrito, zona rural. A ave estava machucada e foi encaminhada para Vigilância e Saúde, onde um médico veterinário dedicou os cuidados necessários à ave. A captura aconteceu de forma fácil, devido a um ferimento exposto em uma das pernas.

A devolvemos ao seu habitat natural e assim esperamos que ela se recupere. A ave seriema alimenta-se de ratos, roedores, répteis, todos de pequeno porte. No entanto, são caçadores exímios de cobras peçonhentas. São extremamente carnívoros, podem consumir ovos de outras espécies de pássaros e minhocas existentes no solo. A Floe foi o local correto para a soltura e reabilitação”, comentou o prefeito Rodrigo Viana.

O médico veterinário Saulo Pacheco, realizou os primeiros atendimentos a ave, acredita que em poucos dias ela se recupere. “É um animal arisco. Seu bico é suficientemente afiado, seu tamanho permite alcançar velocidades maiores que suas presas e suas garras capturam o alvo com precisão. No geral, a siriema é um animal dócil e acostumado com a presença humana, não se sentindo ameaçado. Isso facilita sua captura”, comentou.

Ver anterior

Equipe do Meio Ambiente planta muda nativa no Parque de Exposições em Macuco

Ver próximo

GENTE DE EXPRESSÃO – Edição 1592

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!