No último sábado, 12.04.25, foi realizada na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, o Feirão do Galo, organizada pela Aciacan, com apoio do governo municipal. O evento, primeiro organizado em Cantagalo, superou todas as expectativas, com a participação de diversos comerciantes e uma verdadeira explosão de público, desde o início, as 10.00 horas, até o encerramento, as 18.00 horas.
A grande feira foi iniciada com um desfile da querida e tradicional Sociedade Musical XV de Novembro, com execução da música A Banda, de Chico Buarque. A seguir, realizou uma excelente apresentação no palanque colocado junto ao Santuário do Santíssimo Sacramento.
No local, disseram algumas palavras, abrindo a realização do evento e estimulando os cantagalenses a realizarem suas compras no comércio da cidade como meio de fortalecer a nossa economia, a Prefeita, o Vice Prefeito e o Presidente da ACIACAN, o incansável João França.
A tarde ocorreram shows que animaram a população, levando alguns casais a exibirem suas habilidades como exímios dançarinos; enquanto isso, as crianças passeavam no trenzinho a custo zero ou brincavam no pula-pula. Tudo era alegria e confraternização, como disse um amigo presente: “era um clima leve e o povo respirava alegria”.
Como surgiu o Feirão do Galo?
Durante nossa campanha política percorremos todo o município, ouvindo as necessidades da população, e os comerciantes sempre pediam maior empenho do governo municipal incentivando o comércio local. A Prefeita Emanuela, sensível a este apelo, sempre comentava que faria todo esforço nesse sentido.
Depois das eleições municipais, a diretoria da Aciacan nos convidou para uma reunião, ocasião em que os lamentos dos comerciantes continuaram. Um dos empresários presentes, o dinâmico Mezac, sócio da Almec Center, de Boa Sorte, nosso quinto distrito, dissertou sobre a feira que sua empresa faz, periodicamente, em Itaocara, com bons resultados.
A ideia foi bem aceita e o Presidente da Aciacan, nosso amigo João França e seus companheiros de diretoria, passaram a trabalhar intensamente pela realização da primeira feira, logo batizada com o nome de Feirão do Galo.
Em março nova reunião foi realizada na Aciacan, contando com a presença da Prefeita Emanuela e do Assessor de Indústria e Comércio, Sr. Vladimir Araújo. Tudo acertado, Aciacan e Prefeitura passaram a trabalhar pela realização do 1º Feirão do Galo, realizado com grande sucesso na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, onde ficaram as barracas de diversas casas comerciais, das secretarias municipais, dos Correios e Telégrafos, das cervejas, de alimentos de vários tipos, da Cimento Nacional, etc.
Na rua Leontino Felippe Richa, instalaram-se as tendas de artesanatos, de alimentos e de saborosos e belos doces, confeccionados no município de Cantagalo. Pena que sou diabético! Ao lado de barracas com cereais, frutas e legumes, tudo produzido por nossos agricultores, que semearam no generoso solo cantagalense.
Na Praça João XXIII, à sombra de frondosas e centenárias árvores, barracas de salgados e doces. Tudo vendido por preços módicos e em grande quantidade.
A presença popular foi extraordinária do início (10.00 h.) até o encerramento (18.00 h.) e as compras exuberantes, em algumas barracas de roupas foi necessário a formação de filas.
Algumas lojas que não se instalaram nas barracas também participaram, colocando bolas azuis em suas portas, como sinal de participação; enfim, o 1º Feirão do Galo foi um sucesso total, agradando comerciantes e consumidores que tiveram um dia pleno de satisfação, bons preços e alegrias.
Terminada o feirão as barracas foram, imediatamente, desmontadas e, às quatro horas da madrugada, já estava sendo lavada pelos funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, para a realização da Santa Missa do Domingo de Ramos. Assim é o povo cantagalense!
Para concluir fica aqui um aviso: Não provoquem o velho galo, ele está com 212 anos, já gerou treze filhos, mas está com o bico e as esporas bem afiadas para defender a terra da Santa Eucaristia. E todo dia anuncia a alvorada de um novo tempo de glórias e vitórias!
Júlio Carvalho.