Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) será o tema da palestra marcada para o dia 9 de setembro, às 19 horas, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo. O palestrante será o auditor fiscal João Carlos do Nascimento, que abordará as vantagens, a utilização, os modelos, a legislação e o cronograma de implantação da NFC-e no estado do Rio de Janeiro.
O presidente da CDL e do Sincomércio, Bráulio Rezende, lembra que as entidades promovem palestras para esclarecer detalhes sobre novas leis e alterações fiscais aos empresários e contabilistas. “A legislação está em constante mudança, então temos que nos atualizar e reciclar nossos conhecimentos, para o bom andamento dos nossos negócios”, comenta Rezende.
A implantação da NFC-e começou em 8 de agosto, envolvendo contribuintes voluntários que fazem a emissão em ambiente de testes, e prosseguirá, em etapas, até 1º de janeiro de 2017. A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica terá existência apenas digital, sendo emitida e armazenada eletronicamente, com o intuito de documentar as operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicílio ao consumidor final (pessoa física ou jurídica).
Entre as vantagens do novo sistema, destacam-se dispensa de homologação do software pelo fisco, simplificação de obrigações acessórias, transmissão em tempo real ou online, redução de gastos com papel, integração de plataformas de vendas físicas e virtuais e uso de novas tecnologias de mobilidade, já que a emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica poderá ocorrer por meio de smartphones ou tablets, muito mais práticos.