Nova barra do Gov.Br simplifica acesso a serviços públicos digitais

Mulher no computador

A nova barra Gov.Br, lançada no dia 19 de dezembro, é uma iniciativa do Governo Federal para padronizar e simplificar o acesso aos serviços públicos digitais. Desenvolvida pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a nova barra de navegação é um dos componentes do Design System do Governo Federal (DSGov), conjunto de padrões, diretrizes e recursos criados para padronizar e facilitar o desenvolvimento de interfaces digitais, garantindo consistência visual, funcional e de usabilidade.

A partir de agora, ficarão disponíveis para consulta no mesmo ambiente a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), a Carteira Digital de Trânsito e o Certificado Militar. Também será possível utilizar a Assinatura Eletrônica Gov.Br, um dos serviços mais acessados da plataforma, e que estava disponível somente no aplicativo do Governo Federal.

De acordo com o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, a nova funcionalidade possibilita que os cidadãos encontrem com mais rapidez alguns dos serviços mais relevantes. “A nova barra simboliza um avanço na centralização das informações, o que proporciona uma experiência digital simples e eficiente”, acrescentou.

 

A nova barra do Gov.Br permite ao cidadão acessar, com apenas um clique, sua carteira de documentos digitais
A nova barra do Gov.Br permite ao cidadão acessar, com apenas um clique, sua carteira de documentos digitais

 

Novidades

Os portais que passarem a adotar o componente vão exibir um botão novo, localizado no cabeçalho da página ao lado do botão de login do Gov.br ou do nome do cidadão, caso ele esteja logado. Esse botão é um quadrado formado por nove quadrados pequenos que, ao ser clicado, abre um menu flutuante de serviços e informações rápidas.

A partir desse botão, o cidadão poderá, com apenas um clique:

  • Acessar sua carteira de documentos digitais
  • Assinar documentos de forma digital
  • Consultar a lista de apps e sistemas de governo
  • Emitir certidões

Além disso, a barra vai ser constantemente atualizada para receber novas funcionalidades úteis para o usuário”, afirma Luiz Tomé Dantas, gerente de Negócio do Serpro. Segundo ele, a proposta dessa solução é reunir os serviços rápidos mais utilizados em um único componente que poderá ser acoplado em portais de governo, evitando a replicação de códigos e esforços e mantendo uma identidade alinhada com o DSGov.

Em um primeiro momento, a nova barra do Gov.Br será implementada somente nas páginas institucionais dos órgãos que adotam o sistema de design do portal Gov.Br mais recente. A expectativa é expandir para os demais portais e sistemas de governo em 2025. No futuro, também será possível ver a Agenda Gov.Br com o calendário dos principais serviços e acompanhar os serviços solicitados na página inicial da plataforma do Governo Federal.

Como criar uma conta

Recomenda-se o uso do aplicativo Gov.Br para a criação de uma conta. Após abrir o aplicativo, digite seu CPF e clique em “continuar”, para criar ou alterar sua conta. No primeiro acesso, é preciso realizar o cadastro. O cidadão preenche um formulário simples e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. Entretanto, esse formulário só permite o nível bronze, mas a ferramenta já oferece automaticamente a opção para o aumento de nível de conta.

Para avançar para o nível Prata, os cidadãos devem fazer biometria facial com a CNH, ser servidor público federal, ou fazer o login pelo banco, caso a instituição financeira seja uma das 14 que estão credenciadas. São elas: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay/Original, BTG Pactual e Nubank.

Já para ter o máximo de segurança, é preciso ter uma conta Ouro. Para esse nível, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Ver anterior

Programa “Turismo Rural RJ” avança na Costa do Sol

Ver próximo

Ministério das Comunicações prevê licitações para concessão de outorgas de rádio e TV em 2025

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!