Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Desde o dia 2 de setembro deste ano Geane Carvalho Quindeler Siqueira, foi nomeada para o cargo de diretora da Fundação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), o Polo do Cederj em Cantagalo, em substituição a professora Leila da Silveira Leite, que aposentou. Nesta entrevista exclusiva ao Jornal da Região, a nova diretora do Cederj fala um pouco sobre a entidade.
Jornal da Região (JR) – Antes de você assumir a direção do Polo, você já trabalhava no Cederj? Há quanto tempo?
Geane Carvalho Quindeler Siqueira – Trabalho no CEDERJ desde 2005 na parte administrativa do polo. Em 2008 fiz processo Seletivo para Tutora de Apoio do Curso de Pós- Graduação em Educação Especial (UNIRIO), sendo aprovada e atuando até 2010, acumulando as duas funções. No final do mesmo ano fiz o processo seletivo para Tutora do Curso de Licenciatura em Pedagogia (UNIRIO), para Santa Maria Madalena, pois para o polo de Cantagalo não havia vaga, fui aprovada e trabalhei lá até 2012, quando fui transferida para o Polo Cantagalo, no qual atuei até o mês passado, sendo desligada para assumir a direção do POLO- CEDERJ/UAB/Cantagalo.
JR – Quantos alunos estudam atualmente no Polo Cederj de Cantagalo? Teria como você informar a quantidade de alunos por cursos?
Geane Siqueira – Um total de 1.160 alunos inscritos, assim relacionados: Curso de Licenciatura em Matemática (UFF), 62 alunos; Curso Tecnólogo em Sistemas da Computação (UFF), 67 alunos; Curso de Bacharelado em Administração UFRRJ), 372 alunos; Curso de Licenciatura em Pedagogia (UNIRIO), 232 alunos; Curso de Licenciatura em História (UNIRIO), 254 alunos; e Curso de Bacharelado em engenharia de Produção (UFF), 173 alunos.
JR – Quais são suas principais metas a frente do Polo Cederj?
Geane Siqueira – Penso em fomentar a implementação de cursos de qualificação profissional (Pós-Médio) para dar oportunidades aos jovens de uma formação mais rápida e de qualidade para atender a demanda de trabalho da região; Curso de Pós-Graduação (Lato sensu) e também um desafio maior, que seria o Curso de Mestrado em Educação (Stricto sensu). Outra meta seria estabelecer parceria com a iniciativa privada, como as fabricas de cimento e outras empresas do município e da região, para equipar os nossos laboratórios de Informática e adquirir carteiras universitárias, entre outros.
JR – Onde funciona hoje o Polo Cederj em Cantagalo? As instalações atendem as necessidades da entidade?
Geane Siqueira – O polo CEDERJ funciona na rua: Coronel Marcelino de Paula, 208- Centro. As instalações atendem às necessidades do Polo no dia a dia, porém no período de provas precisamos utilizar outros locais para aplicá-las, pois o polo não comporta todos os alunos ao mesmo tempo.
JR – Quais os cursos oferecidos pelo Polo Cederj de Cantagalo? E os alunos que estudam atualmente, a maioria são de quais cidades?
Geane Siqueira – São seis cursos: Curso de Licenciatura em Matemática (UFF), Curso Tecnólogo em Sistemas da Computação (UFF), Curso de Bacharelado em Administração UFRRJ), Curso de Licenciatura em Pedagogia (UNIRIO), Curso de Licenciatura em História (UNIRIO) e Curso de Bacharelado em engenharia de Produção (UFF). Os Alunos são na grande maioria das cidades vizinhas, também havendo da capital e de outros estados, como: Minas Gerais e Espirito Santo.