Nova era para produção de leite em Itaocara com incentivo do Estado

Na presença do prefeito do município, Alcione Araújo, de municípios vizinhos, da diretoria da cooperativa e de produtores de leite, o subsecretário ressaltou a importância da compra de 125 tanques de expansão para atendimento comunitário, caminhões, equipamentos e investimento no melhoramento genético do rebanho dos associados.

– Essa reestruturação significa melhoria das condições produtivas e mais qualidade, resultando em aumento da produção e melhor preço para o produto, beneficiando os produtores. É um exemplo concreto da importância desse incentivo concedido pelo Governo do Estado para apoiar as cooperativas, importante elo da cadeia láctea do estado – frisou Mofati.

Na ocasião, foi realizada feira de animais de alta qualidade, de criatórios credenciados pelo Programa Rio Genética, da Secretaria Estadual de Agricultura, com financiamento da cooperativa em até 30 meses para os seus produtores. A satisfação pela oportunidade de acesso a animais de padrão genético para melhoramento do rebanho era percebida entre os produtores.

Oswaldo Rozalino, mais antigo cooperado da organização, e seu filho André Rozalino, que produzem 400 litros diários de leite, se mostravam entusiasmados com a aquisição de animais para aumentar sua produção. “Essa forma de financiamento é a melhor maneira de ajudar o produtor a comprar animal bom para produzir mais”, afirmou Oswaldo, que, pela primeira vez, participava de uma feira como essa.

Em nome da cooperativa e de seus 1,8 mil associados, o membro da diretoria Manoel Faria, também ex-prefeito de Itaocara, fez questão de ressaltar o apoio do governador Sérgio Cabral e do secretário Christino Áureo para a implementação da nova política fiscal de incentivo à produção de leite no estado do Rio de Janeiro, dando condições de competitividade ao produto fluminense. “O retorno dos créditos de ICMS está permitindo que os benefícios desse recurso sejam pulverizados na propriedade de cada pequeno produtor de leite de nossa região. Dentro de três a quatro anos, estaremos colhendo os frutos dessa política de investimento”, enfatizou.

Primeira cooperativa no estado a receber os créditos de ICMS, a Capil está aplicando os R$ 5,2 milhões liberados tanto na estruturação da indústria, quanto no incentivo ao produtor para aumento da produção.

Durante o evento, a diretoria da cooperativa também anunciou a disponibilização de dez Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATFs) para cada um dos produtores associados. A meta é inseminar 4,5 mil matrizes com sêmen de alta genética, sendo 1,5 mil agora, 1,5 mil em novembro e outros 1,5 mil em março de 2013. A Capil aposta no melhoramento genético para aumentar sua captação de leite, hoje em torno de 70 mil litros/dia.

Ver anterior

Começa a vistoria obrigatória anual dos táxis de Cantagalo

Ver próximo

Jovens de Monte Café já utilizam quadra e praça construídas pela Prefeitura

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!