Nova Friburgo aperta o cerco contra maus-tratos aos animais

Dados inéditos divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que, em 2022, foram registrados 252 casos de crueldade contra animais e maus-tratos contra animais silvestres em todo o estado do Rio de Janeiro. Os maiores agressores foram os próprios tutores (68,7%) e a residência foi o local de maior ocorrência, com 54% do total. Ao analisar as ocorrências por local de registro, é possível identificar que a maioria foi feita na 42ª Delegacia de Polícia Civil (Recreio), seguida pela 110ª Delegacia (Teresópolis) e 151ª DP (Nova Friburgo).

Mas Nova Friburgo também está entre as cidades que mais apura as denúncias e responsabiliza os infratores. O trabalho conjunto da Subsecretaria do Bem-Estar Animal e Polícia Civil resultou, em um ano, em três prisões por maus-tratos contra animais, 60 boletins de ocorrência. Nestes três primeiros meses de 2023, já são 1.040 casos investigados e quatro boletins de ocorrência.

Segundo Elisangela Rodrigues, subsecretária da Ssubea, o grande número de registros de maus-tratos na polícia se deve à confiança da população no trabalho de proteção que vem sendo desenvolvido pela pasta. “Isso é uma demonstração de que a população local leva o nosso trabalho a sério e que conseguimos, junto à Delegacia, não só fiscalizar como também levar à luz da Justiça os casos comprovados de maus-tratos. Toda denúncia é bem-vinda e nós vamos em cada caso verificar a sua veracidade”.

Maltratar animais domésticos ou silvestres é crime. De acordo com Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais – Lei 9.605/98, quem pratica ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais pode ser punido com reclusão entre 4 e 5 anos, e multa.

DENUNCIE pelo e-mail ssubea021@gmail.com ou diretamente na sede da Subsecretaria do Bem-Estar Animal, localizada na Avenida Alberto Braune, n°223, na antiga Rodoviária Leopoldina, de segunda à sexta-feira.

Ver anterior

Governo do Estado repassa R$ 531 milhões para as prefeituras fluminenses

Ver próximo

Estudantes realizam visita didática à Cooperativa de Macuco

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!