Nova Friburgo assina convênio e irá receber 17 médicos estrangeiros

O pedido foi formalizado em julho do ano passado e, no dia 28 de março, a Prefeitura de Nova Friburgo obteve a garantia de que receberá 17 médicos, dos quais 16 cubanos, através do programa Mais Médicos, do Governo Federal. A adesão ao programa foi assinado pelo prefeito Rogério Cabral (PSD) e o secretário municipal de Saúde, Luiz Fernando Azevedo, que participaram de uma solenidade no Rio, promovida pelos ministérios da Saúde do Brasil e de Cuba.

No Estado, Nova Friburgo foi o que, nesta etapa, obteve a maior quantidade de profissionais. O convênio determina que os médicos estrangeiros irão atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no programa Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Os médicos chegarão a Nova Friburgo em 16 de abril e a previsão é que comecem a trabalhar dia 22. A Prefeitura irá arcar com as despesas de moradia e alimentação, enquanto o Governo Federal pagará uma bolsa (salário) aos profissionais. O convênio tem três anos de duração, podendo ser renovado por igual período. A minuta do convênio terá que ser aprovada, em regime de urgência, pela Câmara de Vereadores.

– Os médicos irão trabalhar das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Na conversa que tivemos com a representante do Ministério da Saúde de Cuba, Aralys Felícia Dorta, recebemos informações sobre a competência e dedicação dos profissionais. Acreditamos que o Mais Médicos irá significar uma grande modificação na assistência à população friburguense – disse o prefeito Rogério Cabral. 

– Os médicos estrangeiros não vão tirar vaga dos profissionais de nossa rede municipal, mas estarão em Nova Friburgo para reforçar o atendimento à população – acrescentou o secretário de Saúde, Luiz Fernando Azevedo.

Ver anterior

Transposição do Paraíba do Sul provoca reação de deputados do estado do Rio

Ver próximo

Com apoio da Prefeitura, Estado compra parte da Fábrica Filó para Uerj

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!