Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Desde 2009, Nova Friburgo não registra nenhum caso de crianças nascidas com o vírus. Foto: Reprodução/internet
A cidade de Nova Friburgo, recebeu junto a outros 42 municípios de todo o país o certificado de eliminação da transmissão vertical do HIV. A cerimônia de entrega da certificação foi realizada no dia 7 de dezembro, em Brasília. No evento, estiveram presentes o prefeito Johnny Maycon, o secretário de Governo, Rodrigo Ascoly, a subsecretaria de Vigilância em Saúde, Alicia Emerich, e a coordenadora do Programa de IST/AIDS/ Hepatite, Michelle Caetano.
A certificação foi concedida pelo Ministério da Saúde que realizou uma visita técnica em Nova Friburgo com o objetivo de avaliar o Programa IST/AIDS/Hepatite, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde. Essa avaliação rendeu a premiação com a certificação da eliminação de transmissão vertical do HIV, que ocorre quando o vírus passa da mãe para a criança durante a gestação ou parto. Segundo a prefeitura, desde 2009, nenhuma criança nasceu infectada pelo vírus na cidade.
O programa IST/AIDS/Hepatite, da Secretaria Municipal de Saúde, vem se destacando no cenário estadual e nacional devido ao trabalho de uma equipe multidisciplinar. O projeto conta com a parceria de técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, psicólogos, serviço social, farmacêutico e biólogo.
O que é a Transmissão Vertical
A transmissão vertical (TV) do HIV acontece quando o vírus passa da mãe para o feto no útero ou durante o parto. Mães que vivem com o HIV têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem as orientações e tratamentos recomendados durante o pré-natal, parto e pós-parto.
Dezembro Vermelho
A certificação recebida por Nova Friburgo ocorreu em um momento importante para a área da saúde no país. Neste mês de dezembro também acontece a campanha sobre a importância do diagnóstico precoce, prevenção e tratamento do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A campanha “Dezembro Vermelho” é marcada pelo dia 1º de dezembro, data do “Dia Mundial de Luta Contra a Aids”.