Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Nova Friburgo é um dos destinos mais visitados da Região Serrana do estado do Rio. A tranquilidade e as belezas naturais da cidade chamam a atenção dos visitantes. Foto: Pedro TV
Na próxima segunda-feira, dia 16 de maio, o município de Nova Friburgo celebra 204 anos de história. O município é conhecido por suas belas paisagens, tranquilidade e é um dos principais destinos para os turistas que visitam a Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. A cidade também conta com um circuito gastronômico elogiado e um clima bastante agradável.
Com uma área total de 935.429 km², Nova Friburgo é constituída pelos distritos da sede, Riograndina, Campo do Coelho, Amparo, Lumiar, Conselheiro Paulino, São Pedro da Serra e Mury. A cidade recebe o gentílico friburguense e atualmente possui cerca de 191.000 habitantes, segundo estimativa do IBGE.
A sua economia é baseada no setor têxtil, que dá ao município o título de “Capital da Moda Íntima”, com a presença de confecções numerosas e produtos de qualidade. O polo friburguense conta com mais de 1,3 mil confecções, que são responsáveis por grande parte das ofertas de emprego do município.
Além do mercado de moda íntima, Nova Friburgo também se destaca, economicamente, na produção de flores, que dá à cidade o título de segunda maior produtora de flores do país. O município também tem se destacado com a produção de trutas, que vem ganhando mais espaço no setor gastronômico.
Quando o assunto é o traço histórico, a cidade é marcada pela colonização de imigrantes, que assim como na maioria das cidades interioranas do estado, buscaram a Região Serrana para o cultivo do café, em meados do século XIX. Em 1818, em pleno período imperial no Brasil, a região recebeu os primeiros imigrantes suíços, que marcaram o início da imigração de europeus para a cidade. Anos mais tarde, o município recebia também imigrantes vindos da Itália, Síria, Alemanha, Portugal e outros países. Acredita-se que Nova Friburgo prosperou pelo trabalho da união de diversos povos.
Atrações turísticas
Em relação aos atrativos turísticos, Nova Friburgo se destaca com atrações naturais e históricas. Entre as principais estão: a Praça do Suspiro e o Teleférico; a Pedra do Cão Sentado; o Pico da Caledônia; o Parque Estadual dos Três Picos; o Nova Friburgo Country Club; o Jardim do Nego; a Casa Suíça; a Catedral de São João Batista; a Praça Getúlio Vargas e as Vilas de Mury, Lumiar e São Pedro da Serra. Além destes atrativos, a cidade também possui belas cachoeiras (Adutora, Feiticeira e Santa) e outros destinos marcantes, como as fazendas de flores em Vargem Alta.