Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Antônio Fagundes assume a Secretaria
Trabalhando para envolver as secretarias do atual governo às instituições friburguenses que já lutam contra as drogas, a Secretaria de Políticas Sobre Drogas realizou duas reuniões de trabalho no último dia 13 de março, no auditório do Centro Administrativo Prefeito César Guinle. Pela manhã, reuniu-se com entidades para destacar a importância de elas se conveniarem junto aos governos estadual e federal para recebem verbas públicas. À tarde, a reunião foi com os secretários que têm papel fundamental no apoio à nova secretaria.
– Cada secretário faz parte da rede de prevenção e tratamento. A Secretaria de Saúde tem que fazer o Caps AD; à Assistência Social cabe a abordagem dos moradores de rua e oferecer abrigo; a Secretaria de Esportes deve fazer a prevenção com base no esporte; a Secretaria de Cultura, a prevenção cultural; a Educação, a prevenção nas escolas. Por isso, estamos nos reunindo com os secretários para debatermos esses assuntos – revelou o secretário de Políticas sobre Drogas, Antônio Fagundes.
O secretário informou, também, que o foco da nova secretaria é trabalhar com a prevenção ao uso de drogas. Inclusive, já está em discussão uma capacitação de aproximadamente 200 professores da rede pública municipal, junto à Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), para que o tema seja abordado dentro das salas de aula.
A Secretaria de Políticas Sobre Drogas saiu do papel há pouco tempo e já conta com grande apoio, inclusive do médico, professor da UFRJ e membro do Comitê Internacional de Álcool e Drogas, José Mauro Bras de Lima, que afirmou seu apoio e interesse durante palestra ministrada aos secretários.
– Estamos vindo participar desse evento, que é um evento para reforçar a criação da secretaria, envolvendo um todo porque é de fundamental importância estar o governo (prefeito, vice-prefeita e os outros secretários) envolvido. Mas a comunidade também vai ver nisso um projeto de envolvimento, um projeto que resgata a cidadania e que vai dar informação, educação e proporcionar conscientização deste problema. Estamos interessados e entusiasmados com essa implantação, que já vai contar com alguns projetos que vão ser contemplados para implantação na Secretaria de Política Sobre Drogas de Nova Friburgo e que vão estender seus resultados para os municípios vizinhos – avaliou José Mauro Bras de Lima.