Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No último dia 7 de junho, uma reunião entre o Conseg (Conselho de Segurança de Nova Friburgo), Codenf (Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo) e diversos segmentos representativos do município com o prefeito Rogério Cabral (PSD) visou alinhavar um plano de administração e coleta de informações que permitam gerenciar, em tempo real, o trânsito da cidade.
O encontro teve por objetivo definir ações nas áreas de educação e engenharia, propondo um trabalho parceiro entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Ordem Urbana, Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) e Faol (Friburgo Auto Ônibus), que contribuam para a redução de mortes no trânsito.
A fim de sistematizar o registro de dados e permitir a coleta de modo regular das informações úteis ao planejamento, foi apresentado um projeto que trata prioritariamente de conter a situação de violência e reduzir um quadro que estatisticamente vem crescendo ao longo dos anos. O diálogo evoluiu ainda para uma campanha de conscientização da população através de trabalho educativo, que será desenvolvido posteriormente.
Dado o primeiro passo para a articulação deste grande plano para o trânsito, a ideia será, daqui para a frente, estabelecer uma mobilização de toda a sociedade envolvendo municipalidade e outros segmentos, com o intuito de responder, a médio prazo, e de forma positiva, uma questão que necessariamente precisa ser controlada.
Para o prefeito Rogério Cabral, o assunto merece atenção e, no que depender do seu apoio, já é possível pensar em resultados positivos. “Em aproximadamente 60 dias, estaremos implantando um sistema de monitoramento na cidade, que interligará bairros e repartições, no intuito de fornecer agilidade e uniformidade no registro das informações. Este sistema – que funcionará via fibra ótica – já foi aprovado e tem recurso liberado. Acredito que esta central de monitoramento facilitará muito o trabalho no trânsito e a Prefeitura quer contribuir com esta campanha. Reduzir o número de mortes é uma questão relevante, e, para obter resultados, temos de nos unir nesta grande parceria”, declarou Rogério Cabral.