A Região Centro-Norte avançou no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM)
O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) para acompanhar a evolução dos 5.565 municípios brasileiros, revelou, em sua sexta edição, que 10 dos 13 municípios do Centro-Norte Fluminense alcançaram patamar moderado, dois a mais que na avaliação anterior. Na região, apenas Nova Friburgo obteve desenvolvimento alto, com IFDM 0,8143, apesar da queda nas vertentes ‘Emprego e Renda’ e ‘Saúde’, na comparação como o estudo anterior. A cidade ficou em terceiro lugar no ranking geral das cidades fluminenses.
Com recorte municipal e abrangência nacional, o IFDM avalia as condições de educação, saúde, emprego e renda dos municípios. Os resultados obtidos têm base em informações oficiais dos ministérios da Educação, Saúde, Trabalho e Emprego. Nesta edição, foram utilizados os dados de 2011, o que permite a comparação do desenvolvimento dos municípios com o ano de 2010.
Segunda colocada na região, Teresópolis (IFDM 0,7678) recuou 1,7% frente a 2010, por conta da vertente ‘Emprego e Renda’. No outro extremo da classificação regional, São Sebastião do Alto caiu 28 colocações no ranking estadual, puxada por ‘Emprego e Renda’ (0,4136), que caiu 50%. Santa Maria Madalena ficou com a última colocação no Centro-Norte ao recuar 11,1% no IFDM, resultado influenciado pelas quedas em ‘Emprego e Renda’ e ‘Saúde’.
No IFDM-Saúde, quatro dos 13 municípios ficaram com alto desenvolvimento, destaque para Bom Jardim (0,8497), maior nota da região. As outras três foram Nova Friburgo, Teresópolis e Cachoeiras de Macacu. No IFDM-Educação, três municípios – Nova Friburgo, Macuco e Carmo – obtiveram alto desenvolvimento e 10 ficaram em moderado. Na vertente ‘Emprego e Renda’, 61,5% dos municípios da região estão entre nas faixas mais baixas de desenvolvimento: há seis no patamar regular e dois no baixo (Carmo e São Sebastião do Alto).
Ao analisar o IFDM consolidado, nota-se que a região conseguiu diminuir o número de municípios classificados como de desenvolvimento regular: em 2010 eram quatro; em 2011, passaram a dois somente.
No ranking geral do estado do Rio, Resende ocupa a primeira posição, com 0,8349 ponto. Em seguida, está Volta Redonda, que se destacou por ser a única cidade a registrar alto nível de desenvolvimento nas três vertentes analisadas pelo IFDM, status conquistado por conta do expressivo avanço no IFDM-Emprego e Renda e à melhora no IFDM-Educação.
Já a terceira colocação no ranking estadual é ocupada por Nova Friburgo, seguida do município do Rio de Janeiro, que também ultrapassou a fronteira do alto desenvolvimento devido, principalmente, ao avanço da variável ‘Educação’. Entre as capitais brasileiras, o Rio é a nona melhor colocada. Japeri manteve-se na última colocação no ranking do estado do Rio.