Prefeito eleito Bebeto sela união com a Facerj e Acetur em favor do desenvolvimento de Duas Barras
O município de Nova Friburgo foi apontado, recentemente, como uma das cidades mais seguras do estado do Rio de Janeiro. A análise foi feita pelo Anuário 2024 das Cidades Mais Seguras do Brasil, que utilizou dados do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na pesquisa, a cidade alcançou o segundo lugar, afirmando apresentar bons índices de segurança urbana.
Ainda segundo a pesquisa, o município apresenta uma taxa de homicídios de 18,5 por 100 mil habitantes, posicionando-a atrás apenas de Petrópolis, que lidera o ranking com 12,4 homicídios para cada 100 mil moradores.
Na análise, o Anuário 2024 das Cidades Mais Seguras do Brasil adotou como principal indicador o número de homicídios por 100 mil habitantes. Este dado, globalmente aceito e considerado confiável para mensurar a segurança pública, é muito utilizado por órgãos internacionais, como, por exemplo, a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além de Nova Friburgo, outras cidades da Região Serrana do Rio se destacaram no ranking, como Teresópolis, que ocupa a terceira posição com 22,7 homicídios por 100 mil habitantes.
Neste cenário, foi possível perceber um padrão de segurança significativo na região interiorana, superando grandes centros urbanos, como a capital, Rio de Janeiro, que tem uma taxa de 28,2 homicídios.