Nova Friburgo quer que Hospital Raul Sertã seja estadualizado para atender a região

Prefeitos da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro realizaram reunião com o governador Luiz Fernando Pezão para debater o fortalecimento do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana (CIS-Serra), no Hotel Parador, em Lumiar, quinto distrito do município.

Na ocasião, o governador Pezão e o secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto, pediram para que os municípios entendam a importância e fortaleçam o consórcio, que visa organizar e melhorar a administração da saúde pública em toda a região.

– Os municípios precisam se organizar e o consórcio é um instrumento de organização. O Governo do Estado irá liberar recursos a partir de agora em diversas áreas, mas somente para os municípios que estiverem organizados e consorciados. É muito importante ver essa ação dos prefeitos aqui já provocando a reunião do consórcio – enfatizou o secretário Felipe Peixoto.

Durante a reunião, o prefeito de Nova Friburgo e vice-presidente do CIS-Serra, Rogério Cabral, protocolou a intenção de estadualização do Hospital Municipal Raul Sertã (HMRS). De acordo com Cabral, é necessário dividir a conta da saúde de Nova Friburgo, já que todos os municípios também a utilizam.

– Eu coloquei para o governador Pezão a dificuldade que nós estamos vivendo hoje com o Hospital Raul Sertã, com o Hospital Maternidade e com a UPA. São três hospitais de portas abertas atendendo à região inteira e só Nova Friburgo que está pagando a conta. Nós precisamos do apoio de todos os municípios e, principalmente, do Governo do Estado. Nesse sentido, nós protocolamos hoje um documento com a assinatura dos 16 municípios apoiando a estadualização do HMRS e esperamos agora que o governador possa conseguir recursos para concluir esse projeto que não é para salvar Nova Friburgo, mas para salvar esses 16 municípios – afirmou o prefeito de Nova Friburgo.

Outra ideia debatida a partir da estadualização do HMRS foi a transformação dos hospitais menores no entorno de Nova Friburgo em centros de referência especializados, o que facilitaria a capacitação de recursos através dos governos estadual e federal.

– O governador é a favor da regionalização desse serviço, pois ele não vai conseguir colocar recursos em todos os municípios para salvar a saúde como um todo, mas se regionalizar o hospital ele vai conseguir aportar recursos para Nova Friburgo e colocar alguns programas específicos nos hospitais de municípios menores, como é o caso de Macuco, que está construindo um hospital especializado em oftalmologia e, assim, vai aportar recursos para essa área – explicou Rogério Cabral.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana é formado pelos municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes.

Ver anterior

Comunidade será treinada para receber turistas nos ‘Caminhos do Imperador’

Ver próximo

Alunos de Nova Friburgo avançam na Olimpíada do Conhecimento

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!