Nova Friburgo realiza a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo

Nova Friburgo realiza a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo

A cidade de Nova Friburgo está realizando a Semana Municipal de Conscientização do Autismo e, para marcar a data, foi realizada, no dia 1º de abril, uma audiência pública na Câmara Municipal. O encontro teve como objetivo promover a inclusão e o respeito às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista – TEA. Para ressaltar a importância da conscientização, também foram entregues panfletos sobre o autismo nas ruas da cidade.

A Semana Municipal da Consciência sobre o Autismo foi instituída pela Lei Municipal nº 4.681/2019, com o objetivo de disseminar informações sobre o tema do autismo e diversas atividades destinadas a familiares de crianças autistas, educadores e comunidade em geral. A iniciativa é de autoria do vereador Isaque Demani.

Em Nova Friburgo, Isaque também está à frente de outros projetos e leis que valorizam a inclusão para pessoas autistas. O vereador é autor da Lei nº 4.732/2020 que dispõe sobre a obrigatoriedade de todas as placas de atendimento preferencial/prioritário incluírem o símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista – TEA; além disso, é autor do projeto de Lei nº 25/2021 que concede aos acompanhantes de pessoas autistas o direito de utilizar as vagas reservadas para as pessoas com deficiência.

 

Nova Friburgo realiza a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo

 

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

No dia 2 de abril foi celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007, com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. No entanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.

 

Ver anterior

“Como você se sentiria se fizessem isto?”, por Amanda de Moraes

Ver próximo

Atleta friburguense se prepara para disputar uma maratona e uma meia maratona fora do país

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!