Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
É o município do estado do Rio a receber o maior número de profissionais até agora
A Prefeitura de Nova Friburgo lutou, insistiu e, depois de nove meses de formalização do pedido junto ao Ministério da Saúde, o município recebeu 16 médicos cubanos do programa federal ‘Mais Médicos’.
Os profissionais foram recebidos no Salão Azul da Prefeitura, pelo prefeito Rogério Cabral (PSD) e pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Fernando Azevedo.
Nas próximas semanas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município poderá receber mais um médico cubano, mas, desde já, é o município do estado do Rio a receber a maior quantidade de profissionais através do programa federal.
Segundo o prefeito Rogério Cabral, a chegada dos cubanos irá permitir a ampliação imediata do programa Estratégia da Saúde da Família (ESF) nos postos de saúde e unidades básicas nos bairros e distritos friburguenses. A atual quantidade de ESF (14) poderá chegar a 30.
Pelo contrato com o Ministério da Saúde, válido por três anos e renovável por igual período, a Secretaria Municipal de Saúde irá arcar com as despesas de moraria e alimentação dos médicos cubanos, enquanto o Governo Federal pagará uma bolsa (salário) aos profissionais. A carga horária dos médicos será das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Todos os profissionais que chegaram ao município estavam trabalhando na Venezuela desde 2010.
Na recepção de boas-vindas, o prefeito Rogério Cabral relatou a dificuldade enfrentada pelo município, sobretudo, no sistema de saúde pública. Ele lembrou que o Governo Municipal tem priorizado os investimentos na saúde e que a chegada dos profissionais estrangeiros “somará esforços” com os médicos da rede municipal. “Somos agradecidos e temos certeza que vocês [médicos cubanos] irão nos ajudar a melhorar o atendimento à população friburguense”, disse.
O médico cubano Dasuéa Arirléso, em nome dos colegas, fez um discurso agradecendo a recepção. “Quero dizer a todos que estamos prontos para começar a trabalhar com amor e dedicação. Estamos chegando ao Brasil e a Nova Friburgo, que nós já começamos a amar”.