Justiça suspende a realização do concurso público de Duas Barras
Teleférico volta a operar e com projetos de modernização para funcionamento noturno
O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral (PSD), e o governador Luiz Fernando Pezão participaram, sexta-feira passada, 27 de junho, da inauguração de obras de drenagem e contenção de encostas na Praça do Suspiro. No local, foram investidos R$ 14,1 milhões. Na mesma ocasião, eles participaram da reabertura do teleférico, um dos principais pontos turísticos do município, que está há três anos parado.
O prefeito anunciou que a Praça do Suspiro receberá de volta a Fonte da Saudade, destruída no evento climático de 2011. Rogério Cabral ainda anunciou que a Prefeitura desapropriou o terreno na esquina do Suspiro e a Rua General Osório, onde, futuramente, será instalado um novo equipamento turístico.
O retorno do teleférico está causando grande expectativa. Um dos mais ansiosos é o operador do equipamento, Roberto Batista, 53 anos, há 18 trabalhando no complexo. Toda quarta-feira ele faz a manutenção do equipamento, confere as seis torres, alinha as roldanas, lubrifica os cabos, os dois motores (principal e reserva) e as duas grandes engrenagens. Roberto gosta de lidar com o público, embarcando e desembarcando os usuários. Ele ajuda as pessoas a sentar e levantar das cadeirinhas. No caso de idosos, deficientes e grávidas, ele chega a parar o teleférico para acomodá-los ou para a saída.
O jornaleiro Marcelo Siqueira, há 12 anos na Praça do Suspiro, tinha muitos clientes, visitantes do teleférico e do trenzinho, que compravam jornais, revistas e demais publicações em sua banca. Na véspera do temporal de janeiro de 2011, foi alertado pelo porteiro do Centro Médico, prédio situado ao lado de sua banca. Dirigiu-se à banca debaixo de chuva forte ainda na noite anterior e, ao chegar, o Rio Bengalas já transbordava e a Praça do Suspiro alagava. A banca começava a ser atingida, mas deu tempo de salvar algumas publicações. Ficou abrigado aquela noite no Centro Médico, de onde presenciou toda a enchente.
O comerciante Gilberto Sader diz que o turismo se concentra na Praça do Suspiro. Com a tragédia de 2011 os turistas desapareceram. O movimento de sua loja caiu 80% até julho de 2013, quando voltou a melhorar. Os visitantes de sua loja sempre perguntam pelo teleférico, que ele julga ser o grande alavancador do turismo de Nova Friburgo. Seu retorno vai representar a volta do movimento turístico da cidade.
O proprietário do teleférico, Rodolfo Acri, há 18 anos à frente do empreendimento, diz que a reinauguração do equipamento representa um alívio. Foi o grande desafio de sua vida profissional. Afinal, lá se vão três anos e meio de muitas lutas e prejuízos. Com a volta do teleférico, Rodolfo pretende dar a volta por cima e investir na sua modernização. Está nos seus planos substituir o atual equipamento por outro novo, trocando as cadeirinhas por cabines para seis pessoas, permitindo o passeio inclusive à noite, possibilitando aos visitantes curtir a vista noturna da cidade.