Vereador pede a aplicação da prova teórica do Detran-RJ na cidade de Cantagalo
No último sábado, 24 de maio, Nova Friburgo sediou a Plenária Regional rumo à XI Marcha das Mulheres Negras do Rio de Janeiro, reunindo mulheres de diversos municípios da região e do estado para um importante momento de escuta, articulação e mobilização coletiva.
O encontro foi realizado na cidade com o objetivo de fortalecer a organização da Marcha, que acontecerá ainda este ano, e discutir políticas públicas voltadas para as mulheres negras, que enfrentam desigualdades interseccionais históricas relacionadas a gênero, raça e classe.
A secretária da Mulher de Nova Friburgo, Vanderleia “Abrace essa Ideia”, participou da abertura do evento, representando a gestão municipal e destacando a importância do letramento racial como ferramenta de transformação. “Esse processo tem me ensinado a ouvir mais, reconhecer privilégios e atuar com mais consciência e responsabilidade dentro das políticas públicas. É um aprendizado contínuo que impacta diretamente na forma como conduzimos as ações da Secretaria da Mulher”, afirmou.
Durante a plenária, foram debatidos temas como saúde da mulher negra, enfrentamento ao racismo institucional, violência de gênero, educação antirracista e participação política. O evento também foi um espaço de fortalecimento das redes de apoio e de troca de experiências entre as participantes.
A realização da plenária em Nova Friburgo também evidencia a força e a articulação dos movimentos negros da cidade, que seguem firmes na luta por reconhecimento, direitos e justiça social. São essas vozes e presenças que fazem ecoar a importância da Marcha das Mulheres Negras e reafirmam que a transformação começa nos territórios.