Município de Nova Friburgo é selecionado para primeira fase do Projeto de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades

O Ministério das Cidades divulgou, no dia 19 de abril, a relação dos 12 municípios selecionados para participarem do Projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS), da Cooperação Brasil-Alemanha. Entre os 170 municípios brasileiros que participaram do edital do Ministério das Cidades, Nova Friburgo foi selecionado com o Projeto Integrado de Desenvolvimento Urbano Sustentável em área suscetível à ocorrência de desastres, com diagnóstico e proposta de requalificação urbana e ambiental da vila-sede do distrito de Riograndina.

O escopo da proposta prevê: mapeamento e classificação de áreas de risco de movimentos de massa e de inundação e identificação de potenciais intervenções estruturais e não estruturais para mitigação dos riscos; identificação de ocupações irregulares e projeto de regularização fundiária; mapeamento de áreas potenciais para implantação de novos equipamentos de infraestrutura urbana e comunitários: áreas verdes e de lazer, saúde e educação, sistemas de esgoto e de drenagem pluvial e provisões habitacionais de interesse social; identificação dos problemas relacionados à acessibilidade e mobilidade urbanas, com atenção especial à segurança de mulheres, idosos, crianças e pessoas portadoras de deficiência; qualificação de áreas públicas e proposta de sistema de transporte não motorizado, intra-distrital e de ligação com localidades vizinhas (ciclovias); e requalificação do patrimônio histórico da antiga estação ferroviária para incentivar o turismo cultural e sustentável no distrito.

As propostas foram avaliadas por diversidade territorial, diversidade de temas, diversidade de biomas e de macrorregiões. Essa iniciativa é a primeira fase do Projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS) em colaboração com entes municipais. O processo de seleção de municípios é fruto de parceria entre o Ministério das Cidades e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.

Agora os projetos dos 12 municípios selecionados entrarão em um processo de aprimoramento e adequação para possíveis fontes de financiamento. No segundo semestre do ano, seis cidades serão selecionadas para serem parceiras do Projeto DUS e desenvolverem suas propostas em um projeto concreto de Desenvolvimento Urbano Integrado.

Essa notícia é mais uma conquista da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, através da Subsecretária de Planejamento Urbano, que tem trabalhado incansavelmente para a organização de nosso território. Através desse projeto o distrito de Riograndina ganha um protagonismo merecido. Penso que essa vitória é de todos nós friburguenses”, enfatizou a secretária da pasta, Andrea Duque Estrada.

Ver anterior

132 mil veículos circularam pela RJ 116 durante feriado de Tiradentes

Ver próximo

Lei Seca flagrou 568 motoristas alcoolizados no feriado de Tiradentes

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!