Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No dia 09 de dezembro, às 16h, no auditório do Senai Espaço Moda, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Serviço Social da Indústria (SESI) vão assinar uma parceria com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) que vai transformar Nova Friburgo na cidade do basquete no Brasil.
Estarão presentes no evento Alexandre dos Reis – Diretor Regional Senai e Diretor Superintendente do Sesi, Márcia Carestiato – Presidente da Firjan Centro Norte e principal articuladora entre as instituições, Carlos Roberto Fontenelle – Secretário Geral da CBB, Johnny Maycon – prefeito de Nova Friburgo, além de Daniel Riente – Presidente da Federação de Basketball do Rio de Janeiro (FBERJ) e grandes nomes do esporte como Gerasime Nicolas Bozikis (Grego) e Paulinho Villas Boas, campeão Pan Americano de 87 e membro da Federação Internacional de Basquete (FIBA).
A casa da Seleção Brasileira de Basquete será no Ginásio da Firjan SESI Esportivo Frederico Sichel, em Conselheiro Paulino, que passará por obras de adequação para comportar os treinos e competições de grande porte, além de projetos sociais na área de esporte e saúde.
No dia 07 de agosto de 2020, o prefeito Renato Bravo recebeu no Palácio Barão de Nova Friburgo, representantes da Confederação Brasileira de Basquete para fechar uma parceria para colocar o município como a capital do basquete no Brasil.
Na ocasião, estavam presentes o diretor Executivo, Marcelo Souza, o secretário Geral, Carlos Roberto Fontenelle da CBB e o jogador Gerasime Bozikis, conhecido como Grego, ex-presidente da entidade. Os empresários Tony Ventura e Dalton Carestiato também participaram da reunião.
A parceria é composta pela Prefeitura de Nova Friburgo, Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e o Sistema Sesi –Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), com a utilização do Ginásio Esportivo Frederico Sichel, no distrito de Conselheiro Paulino, para a realização das atividades.
O objetivo da parceria é promover a formação de crianças e jovens no esporte e criar núcleos pela cidade, através da rede municipal de ensino. Além disso, o município também sediará jogos e treinamentos da seleção brasileira de basquete.