Hotel Fazenda Gamela continua entre os melhores destinos do país
Enfermeira Vânia Huguenin assume o setor após saída do fisioterapeuta Alan Barros
A enfermeira Vânia Huguenin, natural do segundo distrito, Santa Rita da Floresta, é a nova secretária de Saúde do município de Cantagalo. Recentemente empossada, ela assume o cargo no lugar do fisioterapeuta Alan Barros, que deixou a secretaria no último mês.
Vânia Huguenin é especialista em saúde da família, saúde pública e pós-graduada em sistemas de saúde. Iniciou seus trabalhos no município como enfermeira da Saúde da Família no PSF do bairro São José, em 1999, quando o prefeito Saulo Gouvea (PT) era o secretário de Saúde, e implantou o Programa de Saúde da Família, fazendo de Cantagalo município pioneiro, já que foi o primeiro da região a alcançar essa conquista. Também foram cargos de Vânia Huguenin a Coordenadoria Geral dos PSF e a Gerência de Atenção à Saúde.
A nova secretária destacou que o Programa de Atenção Básica à Família está presente em todas as localidades e distritos de Cantagalo. “Temos um programa que cobre 100% do município e nosso objetivo é fortalecer cada vez mais esse sistema. Em um primeiro momento, estamos tomando conhecimento de tudo que se passa na secretaria, mas já temos essa primeira meta traçada”, explicou.
Recentemente, Cantagalo teve grandes avanços na área de saúde, como a mudança da gestão da secretaria, que, desde outubro do ano passado, passou de básica para plena, elevando a captação de recursos de R$ 28,305 mil para R$ 208,588 mil; mudança do sistema de atendimento de exames, que passou a ser pela ordem de prioridade; criação da Comissão Permanente de Licitação do Fundo Municipal de Saúde, que, além de desafogar a comissão da Prefeitura, agilizou os processos licitatórios da secretaria; e a implantação da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que funciona 24 horas por dia, atendendo chamadas de urgência para atendimentos, preferencialmente, em domicílios, através do telefone 2555-4606. Em breve, pelo 192, número padrão do sistema (depende da central em Petrópolis).