Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No dia 19 de agosto, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro celebrou a chegada de nove novos servidores. A 38ª solenidade de posse aconteceu no auditório do segundo andar da sede da DPRJ e reuniu, além dos empossados e membros da Administração Superior, familiares e amigos de aprovadas(os) no III Concurso Público para o quadro de apoio da instituição.
Em seu discurso de boas-vindas, a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso, destacou que a essência e os avanços da Defensoria Pública se refletem nos detalhes do cotidiano.
“É através da atuação no dia a dia que concretizamos a missão constitucional do atendimento às pessoas que não possuem condições de arcar com as custas processuais e honorários de advogado e vulnerabilizadas. Nossa missão é concretizar a defesa intransigente dos direitos humanos“, disse Cardoso, ao cumprimentar os tradutores de Libras presentes.
“Trabalhar na Defensoria é difícil, mas proporcionalmente satisfatório. Eu desejo que vocês sejam felizes e colecionem essa potencialidade na carreira de vocês e, daqui a 30 anos, respondam com convicção (à pergunta) “Quantas vidas eu sei que já mudei?”“, incentivou a defensora pública-geral.
Participaram da cerimônia de posse, junto à defensora pública-geral Patrícia Cardoso, Bruna Pizzari, diretora de Capacitação do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur); Leonardo Quintão, presidente da Associação dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Asdperj); Denise Firemand, secretária de Gestão de Pessoas, e Jucyanne de Castro, assessora da Corregedoria da DPRJ.
Durante a solenidade, Leonardo Quintão, presidente da Asdperj, e Denise Firemand, secretária de Gestão de Pessoas, parabenizaram as(os) novas(os) servidoras(es) e seus familiares pela paciência e perseverança que os conduziram até a celebração da posse.
“Hoje é o dia de reconhecimento do trabalho, do suor e todo o empenho que vocês tiveram ao longo dos anos. Chegou o momento de vocês estarem aqui realizando o sonho de tomar posse na nossa instituição, o que é um motivo de alegria muito grande para vocês e, consequentemente, para os familiares“, parabenizou Denise Firemand.
Após parabenizar as(os) novas(os) servidoras(es), Leonardo Quintão contextualizou alguns desafios da nova jornada de trabalho:
“Nós somos a instituição que faz a defesa de pessoas em situação de vulnerabilidade e pobreza. A nossa atividade também é movida por uma paixão: conter as injustiças que acontecem no nosso país, por mais dura que a realidade seja.”
As(os) novas(os) servidoras(es), assim como as(os) colegas empossadas(os) anteriormente, irão passar pelas capacitações institucionais. Neste sentido, Bruna Pizzari, diretora de Capacitação do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) falou sobre o ponto de vista da gestão com a chegada de novas pessoas ao quadro:
“As posses de servidores são algo que nós estamos sempre buscando. É assim que promovemos uma estrutura que somente um quadro de apoio qualificado traz. Estamos muito felizes em recebê-los. Nós do Cejur estamos à disposição para a qualificação de vocês, que é permanente.”
Assessora da Corregedoria, Jucyanne de Castro lembrou do comprometimento dos servidores da DPRJ:
“O nosso atuar deve ser com muito zelo, dedicação e empatia. É assim que a Defensoria se torna um fator transformador na vida das pessoas que precisam do nosso serviço. E posso afirmar, por experiência própria, o quão gratificante é.”
Veja as fotos da cerimônia de posse aqui.