Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Após o Outubro Rosa destacar a importância da saúde da mulher, o mês de novembro está sendo dedicado a chamar a atenção dos homens. Através da campanha Novembro Azul, cidades de todo o país se mobilizam para lembrar da importância da prevenção contra o câncer de próstata. A doença, que é a mais comum entre os homens, também é a segunda que mais causa mortes e por isso requer atenção e cuidado.
A fim de fazer parte da corrente de conscientização, cidades da região Serrana e Norte-Fluminense do Rio também estão aderindo ativamente à campanha. Unidades de Saúde de diversos municípios estão alertando sobre a prevenção e tratamento do câncer de próstata. Além disso, muitas estão oferecendo atividades e atendimento direcionado à saúde do homem.
Carmo
A Prefeitura Municipal de Carmo, através da Secretaria de Saúde iniciou a campanha Novembro Azul alertando sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O município também está realizando atendimentos especializados em diversas Unidades de Saúde. Nesta semana, a Estratégia de Saúde do bairro Botafogo terá atendimento destinado aos homens na terça-feira, (23) a partir das 18h. Já a Unidade Básica de Saúde de Córrego da Prata realizará a iniciativa na quinta-feira, (25), a partir das 17h.
São Sebastião do Alto
O município de São Sebastião do Alto também está com uma programação destinada à campanha do Novembro Azul.
A cidade está realizando atividades de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata em Unidades Básicas de Saúde. A iniciativa está percorrendo bairros e distritos da cidade.
Nas redes sociais, a Secretaria Municipal de Saúde também mantém um canal ativo de informação sobre a campanha. O departamento, além de falar sobre os sintomas, causas e tratamento da doença, lembrou recentemente da importância do dia 17 de novembro, data que marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
Cordeiro
A cidade de Cordeiro aderiu ao Novembro Azul de uma forma consciente e solidária. O município vai realizar no dia 28 de novembro o evento esportivo “Pedalando contra o Câncer de Próstata”. A iniciativa pretende, de uma forma simbólica, alertar os homens sobre a importância do cuidado com a saúde.
O evento vai acontecer a partir das 8h da manhã do domingo, com saída em frente a Rodoviária da cidade. Para participar basta levar 1 kg de alimento não perecível. A programação também contará com sorteio de brindes e atrações culturais.
Trajano de Moraes
A Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes aderiu à campanha do Novembro Azul dedicando um dia inteiro de programação destinada para cuidar da saúde do homem. Na sexta-feira (19), a Policlínica Dr. Augusto Lemgruber, localizada no centro da cidade, recebeu homens trajanenses para realizar consultas e uma série de atividades. No espaço, homens com mais de 40 anos tiveram acesso a corte de cabelo e barba, consulta com gastroenterologista, consulta com clínico geral e realização de vacinas de rotina. Além disso, alguns pacientes também receberam encaminhamento e agendamento para o urologista.
De acordo com a enfermeira e coordenadora da saúde do homem na Policlínica, Virgínia Neves, mais de 200 atendimentos foram realizados no município no dia do evento.
Itaocara
Com o slogan “Homem, seja o Herói da sua Saúde”, o município de Itaocara usou as redes sociais de forma criativa para lembrar do Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro. A Prefeitura Municipal usou a data para incentivar os homens a fazer o acompanhamento da saúde, lembrando que o cuidado não é uma fraqueza. A gestão municipal também destacou a importância do homem cuidar da saúde de forma integral, adotando sempre hábitos saudáveis que também ajudam a prevenir doenças.
O câncer de próstata
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens e representa a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, segundo os dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), pelo menos um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.
Na fase inicial, a doença é conhecida por não apresentar sintomas e quando alguns sinais aparecem, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura do paciente. Na fase avançada, os sintomas frequentes são dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; e também a presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Os fatores de risco mais comuns que podem levar a doença são direcionados a homens com histórico familiar de câncer de próstata (como pai, irmão e tio); homens negros e também a obesidade.
Prevenção e tratamento
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Portanto, mesmo na falta de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem procurar um urologista para conversar sobre o exame de toque retal. O exame permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.
Outro exame que pode ajudar no diagnóstico da doença é o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Além dele, também existem outros que podem ser solicitados caso haja suspeita de câncer de próstata, como as biópsias.