Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No dia 31 de janeiro de 2020, na Cúria Diocesana, tomou posse diante do Colégio dos Consultores o Administrador Apostólico da Diocese de Nova Friburgo, Dom Paulo Antônio De Conto. Foi lido pelo chanceler, padre Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça, o decreto de sua nomeação pelo Papa Francisco.
Dom Paulo Antônio De Conto nasceu em 12 de outubro de 1942, em Jacarezinho, Encantado/RS, sendo o quarto dos 12 filhos do casal Rosina Francisca Pretto De Conto e Pio Luiz De Conto. Aos seis anos de idade o menino Paulo começou seus estudos, em uma escola da comunidade, ao lado da Igreja. Estudou lá até os 11 anos, quando ingressou no Seminário em Arroio do Meio, permanecendo até concluir o ensino fundamental. Depois, foi para o Seminário de Gravataí, onde cursou o ginásio e o científico. Então, durante sete anos, esteve em Viamão, onde fez as faculdades de Filosofia e Teologia, dentro do seminário. Depois de ordenado padre, Dom Paulo começou sua atuação pastoral em Rio Pardo, como vigário paroquial, foi pároco em Pantano Grande, pároco da Paróquia da Conceição, em Santa Cruz do Sul, pároco na catedral de Santa Cruz do Sul, reitor do seminário maior da Diocese de Santa Cruz, em Porto Alegre e Vigário geral da Diocese de Santa Cruz. Em 1991, foi nomeado bispo da Diocese de Cáceres, no Mato Grosso.
Dom Paulo foi ordenado bispo em 15 de setembro de 1991 e logo depois tomou posse da Diocese de São Luís de Cáceres, no Mato Grosso, onde ficou durante sete anos, quando foi transferido para Criciúma/SC, para ser o primeiro bispo daquela Diocese. Lá permaneceu por 10 anos. Em 2008, foi novamente transferido para ser o primeiro bispo da Diocese de Montenegro, recém-instalada. Em julho de 2015 foi nomeado pelo Papa Francisco para ser administrador apostólico da Arquidiocese de Passo Fundo/RS, cargo que desempenhou durante 6 meses, concomitantemente à Diocese de Montenegro.
Desejoso em vivenciar o apelo do Papa Francisco de uma “Igreja em Saída” e inspirado no ministério inaugural de Jesus, peregrino nas galileias existenciais da vida humana, o recentemente nomeado Administrador Apostólico da Diocese de Nova Friburgo, Dom Paulo Antônio De Conto, iniciará sua Missão de Pastor por meio de uma primeira visita à Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, situada no distrito de Riograndina, interior do Município de Nova Friburgo.
É importante ressaltar que a Missa na qual o Administrador Apostólico será apresentado ao povo de Deus será em 9 de fevereiro, às 10h, na Catedral Diocesana São João Batista, em Nova Friburgo. Todos estão convidados!
A primeiras atividades do administrador apostólico na Diocese em Nova Friburgo começou pela visita ao curso de Catequistas Forania II do Vicariato Sede, na Paróquia São Roque, em Olaria. Participou de um almoço com os padres do Vicariato Sede, celebrando o 1 º ano da Ordenação Sacerdotal do padre Aurecir Júnior, na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Bela Vista.
No dia 2 de fevereiro, domingo, Dom Paulo participou da missa no Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento, em Cantagalo, seguido de um café com os padres do Vicariato Norte. Logo depois seguiu para Conceição de Macabu, Macaé e Rio das Ostras para outros encontros.
Com a participação de muitos católicos, o Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento recebeu, no dia 2 de fevereiro, o administrador apostólico da Diocese de Nova Friburgo, Dom Paulo Antônio de Conto. A Igreja estava repleta de fiéis, que o acolheram com grande admiração e respeito.
Em sua homília, Dom Paulo falou sobre a importância de alimentarmos a nossa fé, através do amor a Deus e aos irmãos. E meditando sobre a Apresentação do Menino Jesus no Templo, exortou-nos a buscar a luz, que é Jesus, e assim, vivermos o amor, viver Deus!
O padre Higor Moraes de Jesus, pároco e reitor do Santuário em Cantagalo, agradeceu a presença das autoridades, especialmente do presidente da Câmara de Vereador, Ozimar Pulunga e do vice-prefeito, Valdevino Zanon, dos padres e seminaristas. Ele chamou atenção para a abertura de coração de todos os presentes para amar mais a Jesus e acolher o Bispo, que contagiou a todos com a sua alegria, simpatia e simplicidade.
Em seguida, o Bispo convidou a todos os presentes para se reunirem e tirar uma foto, guardando memória do importante momento.