Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
No dia 28 de outubro, ocorreu, em Cordeiro, um Mutirão Regional Pioneiro para criação de um grupo de escoteiros na região. Vieram jovens de 18 anos de todo o estado do Rio de Janeiro, com 30 grupos participando. Neste dia, foi feita a fundação do novo Grupo Escoteiro de Cordeiro.
Cordeiro já teve um grupo de escoteiros no passado, mas o que foi criado no ano passado é um grupo novo.
O novo grupo de escoteiros já tem registrado por volta de 20 pessoas, contando com os adultos, voluntários e jovens, segundo informou a presidente Nathalia Maciel de Souza Dantas à reportagem do JORNAL DA REGIÃO.
“O grupo nasceu porque a Região Escoteira Rio está com uma meta de crescimento do escotismo no estado do Rio de Janeiro, e aí estão investindo em abertura de novos grupos onde ainda não tem. E eu fui jovem e adulta voluntária no Rio de Janeiro”, afirmou Nathalia Maciel de Souza Dantas.
O escotismo é um movimento de caráter educacional, voluntário e sem fins lucrativos, no qual os jovens têm a oportunidade de se desenvolverem socialmente de uma forma baseada em valores, respeito, amizade, fraternidade e no amor pela natureza.
O Escotismo utiliza pequenas equipes, como patrulhas, para que os indivíduos participem do aprendizado colaborativo e das tomadas de decisão, com o objetivo de desenvolver o trabalho em equipe eficaz, as habilidades interpessoais, a liderança, e criar um senso de responsabilidade e pertencimento.
“Hoje temos no nosso grupo a alcateia, que são os lobinhos, jovens de 6 anos e meio a 10 anos incompletos. E temos a tropa escoteira, com jovens de 11 anos a 14 anos incompletos. Nosso objetivo é crescer para abrir as tropas seguintes, a partir de 15 anos, e conseguir mais jovens para as tropas já existentes. É bom também para tirar os jovens do celular e do computador”, garantiu a presidente do grupo de escoteiros, Nathalia Maciel de Souza Dantas.
O nome do grupo em Cordeiro é 164º Grupo Escoteiro do Ar Moacyr Pinho Coelho. As atividades acontecem em todos os sábados, de 15h as 17h.