A implantação de dois novos sistemas de bombeamento de água em Cantagalo, na Região Serrana, vai mudar a vida de 75 famílias que vivem nos bairros Planalto e Centro. De acordo com a Águas do Rio, responsável pelas obras, o reforço no fornecimento vai impactar, especialmente, quem vive em residências localizadas nas partes mais altas dessas regiões.
Ainda segundo a concessionária, ambas unidades contam com novas tecnologias de automação para monitoramento remoto e em tempo real, o que garante uma maior segurança operacional. A companhia esclarece que a água chegará com força suficiente em imóveis que antes sofriam com um abastecimento com baixa pressão.
A unidade no Planalto está operando, e a do Centro encontra-se em fase final de implantação. Recentemente, o Planalto também recebeu cerca de 250 metros de nova rede de água, o que ampliou a oferta desse recurso fundamental para novos moradores da região.
“Desde o dia que instalaram o equipamento aqui no Planalto, a água está com mais pressão. Percebi logo quando fui molhar minhas plantas”, comentou a aposentada Lucimar da Conceição, moradora do bairro.
De acordo com Wesley Motta, coordenador de Operações da Águas do Rio, a iniciativa soluciona um problema crônico na cidade serrana. “Estudamos qual seria a melhor forma para garantirmos o abastecimento constante nessas duas áreas, onde toda semana solicitavam um reforço alternativo. Com a implantação da estação de bombeamento, o fornecimento agora é constante”, disse ele.