Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
São 700 milhões de peças produzidas por ano
Números estimados pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest) levam à afirmação: a capital da moda íntima é nossa. Detendo aproximadamente 25% da produção de moda íntima brasileira, cerca de 700 milhões de peças/ano – considerando-se apenas calcinhas e sutiãs -, o polo confeccionista de Nova Friburgo e região é responsável pela liderança no País.
Contando com uma média de 1,5 mil empresas, que empregam mais de 20 mil trabalhadores, o polo destaca-se por contar com fornecedores de todos os setores que compõem o processo produtivo da moda íntima, como fabricantes de tecidos, rendas, aplicações e aviamentos.
Além do expressivo volume produzido na região, as lingeries de Nova Friburgo são reconhecidas pela qualidade dos artigos e, principalmente, em relação à modelagem, design e inovação, resultado do longo processo de qualificação pela qual as confecções locais foram submetidas.
E, para mostrar que ‘A Capital da Moda Íntima é Nossa’, o Sindvest promove, de 5 a 7 de agosto, no Nova Friburgo Country Clube, a Fevest 2012 (Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima). O evento é voltado para profissionais do setor. Serão mais de três mil metros quadrados de feira, totalizando mais de cem estandes.
Na programação, desfiles de moda, palestras e muitas oportunidades de negócios. Durante os três dias, confecções e fornecedores se reunirão apresentando ao mercado comprador as principais tendências e lançamentos primavera-verão 2013.
A expectativa dos organizadores é de que a feira reúna cerca de 120 expositores do polo de confecções, número 20% superior às edições anteriores.
Além de mostrar os lançamentos do setor de vestuário de moda íntima, a Fevest também oferece ao público visitante atividades que visam ao incremento de negócios e a atualização de informação sobre tendências, como desfiles, palestras e exposições.
Durante o evento, serão nomeados os ganhadores do prêmio ‘Destaque da Moda’, que propõe distinguir as empresas da região que mais se destacaram nos quesitos design e responsabilidade socioambiental.
Vale lembrar que, este ano, a Fevest retorna ao seu formato original. Ano passado, a chamada “Satélite Fevest”, com formato inovador, fugiu tanto ao padrão que acabou não rendendo os resultados esperados por organizadores e participantes.