“O grande desafio”, por Dr Júlio Carvalho

Naquele tempo, em 1969, eu era um jovem cirurgião cheio de sonhos e muito trabalho. Certo dia, no final da tarde, quando saia do Hospital de Cantagalo, o Sr. Nelson de Paula me convidou para ir com ele à prefeitura de Cantagalo, atendendo o convite do Prefeito João de Abreu, para ver o projeto de uma nova avenida.

Antes de continuar a história quero escrever alguma coisa sobre os senhores João de Abreu e Nelson de Paula, pois alguns dos leitores são jovens e não conheceram esses dois cantagalenses.

João Carlos Burguês de Abreu
João Carlos Burguês de Abreu

Começarei pelo prefeito, cujo nome completo era João Carlos Burgués de Abreu. Proprietário rural da fazenda Itaoca, em Boa Sorte, 5º distrito de Cantagalo, criador da raça Guzerat-JA, iniciada por seu pai João de Abreu Junior. Considerada, na época, o melhor Guzerat do Brasil, vencedor em diversos concursos em exposições estaduais e nacionais. Considerado, também, gado zebu leiteiro, com algumas vacas de alta produção.

Em 1966, foi candidato a prefeito, exigindo que fosse candidato único pela Arena, partido criado pelos militares que ficaram no poder durante 21 anos. Anulei o meu voto, pois jamais apreciei eleições com candidato único.

Nelson de Paula, cujo nome completo era Nelson Marcelino de Paula, era filho do Cel. Marcelino de Paula, que durante 30 anos liderou a política em Cantagalo como chefe do PSD. Seu Nelson, como era conhecido no município, foi vizinho dos meus pais durante algum tempo. Casado com a senhora Guiomar Coelho de Paula, formou uma bela família com quatro filhas: Mirna, Nelmar, Neide e Sueli.

Era homem de grande credibilidade no município, participou da diretoria da Cooperativa de Laticínios de Cantagalo, apoiava todas as iniciativas que visavam o crescimento de Cantagalo. Falava pouco e de modo direto, sem perder muito tempo. Foi presidente do MDB em Cantagalo, do qual eu era o seu vice.

Nelson de Paula, ao lado de seu pai, Cel. Marcelino de Paula, na solenidade de inauguração da nova agência do Banco Agrícola de Cantagalo, em outubro de 1957.
Nelson de Paula, ao lado de seu pai, Cel. Marcelino de Paula, na solenidade de inauguração da nova agência do Banco Agrícola de Cantagalo, em outubro de 1957.

Pessoa de grande prestígio, certa vez, em 1961, foi eleito vice-prefeito de Cantagalo, em eleição em que o seu companheiro de chapa, candidato a prefeito, foi derrotado.

Voltando à história inicial, naquela época o Sr. Nelson de Paula era o Provedor do Hospital de Cantagalo, ótimo provedor. No início de cada ano, reunia os médicos e dizia: “temos um saldo de tantos cruzeiros, o que o hospital necessita?”. Desse modo, comprou fogão e geladeira comerciais em um ano; lavanderia com quatro máquinas no ano seguinte e, finalmente, o primeiro aparelho grande de raios –X para o hospital. Dirigiu o hospital com sabedoria, sempre ouvindo os médicos.

Depois de comentar sobre essas duas figuras históricas do nosso município, retornarei aos fatos iniciais.

Chegando ao gabinete do prefeito, que ainda funcionava no velho prédio da Câmara Municipal de Cantagalo, o Prefeito João de Abreu desenrolou sobre sua mesa a planta de uma avenida com cerca de 8 Km, iniciando na entrada do São José e terminando no trevo da Aldeia. Que ele denominou Avenida do Contorno, que retiraria todo o trânsito pesado de dentro da cidade.

Seu sucessor, o Prefeito Nilo Guzzo, teve a coragem de iniciar a obra, do Bairro São José até próximo à sede da 8ª Residência. Construiu diversas pontes sobre os córregos São Pedro e Lavrinhas, muros de contenção junto aos citados leitos fluviais, bem como os aterros necessários, contando sempre com o importante auxílio do Secretário de Obras, Dr. Ogelson Acioly Gama.

Júlio Carvalho é médico e ex-vereador em Cantagalo.
Júlio Carvalho é médico e ex-vereador em Cantagalo.

Assumindo a Prefeitura Municipal de Cantagalo, em 1977, o Prefeito Wilder de Paula deu continuidade ao trabalho do seu antecessor, realizou os serviços de infraestrutura e asfaltou o primeiro trecho da avenida, dando-lhe o nome de Avenida Djalma Beda Coube, líder político de Euclidelândia, verdadeiro fiel da balança política enquanto viveu.

Daquela data até hoje uma dezena de governos passou pela prefeitura e nenhum teve a coragem de concluir a Avenida do Contorno projetada pelo Prefeito João de Abreu. Hoje, dois imóveis e uma quadra de futebol de areia se encontram sobre o trajeto da avenida projetada há meio século.

Tenho a esperança que algum dia seja eleito um prefeito com coragem suficiente para levar a avenida do contorno até o trevo da Aldeia. Quando isso ocorrer, estaremos duplicando a área urbana de Cantagalo e o interesse social suplantará o interesse pessoal. Seremos uma grande cidade!

A conclusão da Avenida do Contorno é o grande desafio de nossos prefeitos.

Tenho fé e esperança que um dia será concluída!

Júlio Carvalho é médico, ex-vereador e ex-provedor do Hospital de Cantagalo, e atualmente é auditor da Unimed de Nova Friburgo.

Ver anterior

“CREAS EM AÇÃO” promove diversas atividades em São Sebastião do Paraíba

Ver próximo

Coronel Robadey realizou lançamento do livro “Coragem” em Nova Friburgo e Cordeiro

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!