Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
No dia 27 de março de 1992, foi realizado na Quadra Municipal José dos Santos Vieira, em Cantagalo, o III Encontro Anual de Círculos de Controle de Qualidade, promovido pela Companhia de Cimento Portland Paraíso, envolvendo funcionários das fábricas de cimento Alvorada, Barroso, Goiás, Paraíso e Tumazem.
Os funcionários da Fábrica Alvorada, em Cantagalo, do Grupo “Visão”, liderado pelo funcionário João de Souza, Garrincha, foram os grandes vencedores do terceiro Encontro Anual de CCQ. O Grupo “Visão” da Fábrica Alvorada, composto por João de Souza (Garrincha), Briolange Jorge Pereira da Cruz, Nelson Correa Dias, Manuel Alberto Rosa, Odir Medilis Farias e Gilson Pinheiro receberam troféus e uma quantia no valor de 300 dólares cada, como premiação.
O tema do trabalho apresentado pelo Grupo foi “entupimentos constantes na calha da entrada para o secador”. Eles apresentaram maquete e teatro do trabalho. Este projeto representou um benefício de 25 mil dólares por ano para a empresa, além de proporcionar uma produção mais eficiente e racional, para o homem e para o meio ambiente.
A imprensa da época ressaltou a performance do funcionário João de Souza (Garrincha), da Fábrica Alvorada, que foi Operário Padrão regional e estadual: “Como sempre, uma ótima apresentação, já que o famoso Garrincha roubou mais uma vez a cena dando um ‘show’. Para se ter uma ligeira ideia, ao final da apresentação, João de Souza (Garrincha), imitando o locutor esportivo Osmar Santos, fez todo o percurso do material no secador: ‘vai garotinho, de passagem pela primeira calha, pela segunda calha, vai com tranquilidade absoluta para o secador e…’ ao invés de falar ‘gool’, Garrincha completa, ‘funcionário satisfeito’.”
Os troféus aos vencedores foram entregues pela presidente executiva do Grupo Paraíso, a empresária Sonia Isnard. Além do troféu, os funcionários do Grupo “Visão” receberam a quantia de 500 mil cruzeiros.
Todos os coordenadores do Círculo de Controle de Qualidade (CCQ) receberam medalha entregue pelo gerente geral de Recursos Humanos, Airton Villela, informando que, em 1991, foram desenvolvidos 51 temas, e que 27 deles já foram implantados no Grupo Paraíso.
A festa de encerramento do Encontro Anual de CCP em Cantagalo, no ano de 1992, contou com distribuição de salgados e cerveja para todos os presentes. No dia seguinte, os funcionários da fábrica foram almoçar na Churrascaria Oasis, e passearam pelo Pão de Açúcar e Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
O funcionário Briolange Jorge Pereira da Cruz, que participou do Grupo Visão, comentou que foi uma experiência muito positiva para ele. “Foi um evento muito bacana e foi muito bom participar”, afirmou.