Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Na manhã do último dia 11 de maio, acompanhado do vice-prefeito Marcelo Mansur (PSB) e do vereador Cássio Daflon, o prefeito de Macuco, Félix Lengruber (PMDB), esteve no Rio de Janeiro, onde manteve contato com César Campos, coordenador do Programa Delegacia Legal, falando sobre a agilização da implantação do projeto em Macuco.
Na sede da Secretaria Estadual de Obras (Seobras), Campos e Lengruber acertaram os últimos detalhes que antecedem aos preparativos para o início das obras, que deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano, numa área próxima ao local onde está sendo construído o Hospital de Macuco.
Indo ao encontro dos anseios da administração e comunidade locais, a instalação da Delegacia Legal se deve ao bom relacionamento mantido pelo prefeito com o governador Luiz Fernando Pezão. “Sempre que encontramos a oportunidade de estar com o governador, conversamos também sobre a necessidade de contarmos em Macuco com uma Delegacia Legal. Creio que estejamos muito próximos de alcançar esse desejo”, disse Félix Lengruber após a viagem.
O Programa Delegacia Legal está vinculado à Secretaria Estadual de Obras, é um dos principais projetos da área de segurança pública do Governo do Estado e já recebeu vários reconhecimentos internacionais.
A previsão é de que a conclusão do projeto aconteça com a entrega de duas unidades aos únicos municípios que ainda não foram contemplados: Macuco e Paty do Alferes.
Desde que assumiu a administração de Macuco, em 2013, Félix Lengruber tem mobilizado esforços para viabilizar a criação da Delegacia Legal, tanto que adquiriu o terreno e fez a doação da área ao Governo do Estado, com essa finalidade. Contudo, algumas pendências vinham atrasando o início das obras, como a liberação do terreno pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que já foi devidamente sanada.
Com as idas e vindas à capital, os problemas foram resolvidos e a expectativa é de que as obras, após iniciadas, sejam concluídas num prazo máximo de 180 dias.
O local contará com 800 metros quadrados, estacionamento, equipamentos e mobiliários modernos. “Legalizamos as questões ambientais no Inea, os recursos estão liberados e as obras começam em breve. Será um auxílio indispensável à segurança pública em nosso município”, declarou o prefeito.