Obras do centro de eventos em Friburgo devem começar em dezembro

As obras de construção dos centros culturais de eventos e exposições de Cabo Frio, Nova Friburgo e Paraty têm previsão de início em dezembro. Os projetos estão sendo desenvolvidos no âmbito do Prodetur-RJ (Programa de Desenvolvimento do Turismo), implementado pelas secretarias de Obras, de Turismo e do Ambiente.

O Governo do Estado premiou os vencedores do concurso de projetos dos espaços. Financiado com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o programa investirá mais de R$ 30 milhões na implantação dos três centros.

– Hoje, oficializamos a entrega dos centros de convenções para essas três cidades tão importantes do estado. Esses espaços vão potencializar o turismo, o mercado de trabalho e a geração de negócios – disse o governador Luiz Fernando Pezão.

Os espaços devem ser licitados em meados de julho. A previsão é de que as obras terminem em um ano e meio. Cada centro terá capacidade para cerca de 1,5 mil pessoas, com foco na vocação própria para atração de visitantes. Os projetos têm como base um estudo de viabilidade técnico-financeira, feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que indicou o perfil adequado para as edificações de forma a garantir uma movimentação turística permanente ao longo do ano nessas cidades.

– O principal objetivo é fortalecer, consolidar e permitir a criação de novos eventos, especialmente fora das épocas e grandes feriados e férias, incentivando a visitação durante todo o ano – explicou o coordenador do Prodetur-RJ e subsecretário de Urbanismo e Projetos Especiais da Secretaria de Obras, Vicente Loureiro.

A Secretaria de Obras contratou o Instituto de Arquitetura do Brasil para organizar e realizar um concurso público nacional para a escolha de escritórios para a elaboração dos projetos executivos. Houve 151 inscrições e 111 trabalhos foram apresentados. Ganharam os escritórios Estúdio 41 Arquitetura, de Curitiba, e Dal Pian Arquitetos Associados, de São Paulo. O primeiro desenvolve os projetos de centros de eventos dos municípios de Cabo Frio e de Nova Friburgo e o Dal Pian, o da cidade de Paraty.

A implantação dos centros de convenções terá reflexo no aumento do número de empregos na rede hoteleira. Além disso, com as boas taxas de ocupação dos hotéis, haverá um incentivo para a construção de novos empreendimentos. “Estima-se que sejam gerados cerca de cinco mil empregos diretos, somente no setor da hotelaria”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Cláudio Magnavita.

Ver anterior

Carmo confirma shows da festa da padroeira

Ver próximo

Títulos de cidadania em Macuco

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!