Fim de semana foi movimentado no Centro Cultural Professora Amélia Thomaz
A Prefeitura de Trajano de Moraes e seu atual prefeito, Rodrigo Viana, anunciaram em suas redes sociais, no dia 18 de outubro, o início das obras de asfaltamento no trecho que liga os distritos de Tapera e Sodrelândia na RJ-162. A obra de infraestrutura é uma continuidade do projeto de implantação de vias iniciado pela atual gestão – em parceria com o Governo do Estado – ainda no ano passado, e visa revolucionar o trajeto que liga a Região Serrana à Região dos Lagos.
Pelo seu perfil no Instagram, o prefeito Rodrigo Viana celebrou mais esse avanço no projeto: “Valeu a pena toda nossa luta. Desde meu primeiro mandato, lutei muito por essa grande obra. Se Deus quiser, em breve será entregue ao nosso povo! Gratidão”.
Um sonho chamado RJ-162
O projeto de pavimentação e implementação de vias na RJ-162 foi iniciado em julho do ano passado, e faz parte do projeto do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O projeto, por meio do DER (Departamento de Estradas e Rodagens), vem aprimorando toda a malha rodoviária da RJ-162 para possibilitar maior segurança e qualidade no tráfego entre as regiões serrana e dos lagos.
O atual prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana, em parceria com o esforço estadual e apoio dos deputados André Correa, Rodrigo Bacellar e Áureo Ribeiro, lutou em conjunto por esse projeto e firmou aliança para asfaltamento do trecho da RJ-162 que passa pelo município trajanense.
À época, Rodrigo Viana manifestou sua satisfação: “Em dois mandatos que tenho, esse momento é um dos mais importantes para mim. Estou muito feliz e satisfeito em ver que o sonho está prestes a se tornar uma realidade. Quero agradecer ao Governo do Estado por fazer parte desta realidade em nosso município”.
A obra, que segue avançando, melhorará a vida dos trajanenses e demais moradores da região que trafegam pela RJ-162, encurtando o caminho até a região dos lagos e à BR-101, além de diminuir em pouco mais de 100 quilômetros (somados ida e volta) o trajeto até a capital fluminense. Com isso, melhorará o escoamento das produções dos agricultores e pecuaristas dos municípios, além de facilitar a chegada de turistas à região.
O percurso que está sendo pavimentado em Trajano de Moraes é o localizado entre Sodrelândia (5º distrito) e Tapera (4º distrito), e possui extensão de 8,46 quilômetros, sendo rota diária no transporte de passageiros e de cargas da região. Segundo o Portal Pacto RJ, o projeto, realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, custará R$ 40.819.837,03 aos cofres estaduais. As operações, realizadas pela Ômega Construtora e Serviços Ltda – empresa ganhadora do processo licitatório e contratada pelo Governo do Estado – são acompanhadas de perto pelas autoridades de Trajano de Moraes e do Governo do Estado.