Obras terminam em Petrópolis, Nova Friburgo e São José do Vale do Rio Preto

Região Serrana ganha mais 17 encostas recuperadas

O Governo do Estado concluiu as obras de 17 encostas das cidades de Petrópolis, Nova Friburgo e São José do Vale do Rio Preto. Intervenções deste tipo na região representam um investimento de R$ 501,9 milhões, feito em parceria com o Governo Federal, para tornar mais seguros os municípios que tanto sofreram com deslizamentos na tragédia climática de janeiro de 2011. No total, são 72 intervenções concluídas até agora. Mais 19 se encontram em execução ou em fase de licitação.

– Esse tipo de intervenção é fundamental para eliminar áreas de risco, prevenindo o deslizamento de encostas, evitando que tragédias desse tipo se repitam – diz o secretário estadual de Obras, José Iran Júnior.

Em Nova Friburgo, foram concluídas as obras de complementação da encosta do Jardim Ouro Preto (Matacão), de contenção na Granja do Céu, da recuperação com revegetação de áreas degradadas no bairro Jardim Califórnia, em dois locais da Chácara do Paraíso e em três pontos do Centro da cidade (atrás do Judiciário, na Rua Carlos Éboli, e na Rua Almirante Barroso), além da remoção de blocos de rocha no bairro São Jorge.

Antes, foram entregues, no município, 33 intervenções e estão em execução outras oito encostas: Jardinlândia, São Jorge, Floresta, Córrego Dantas, Duas Pedras/Lazareto, Jardim Califórnia II, Jardinlândia II e Subida Belmonte. Mais duas encostas ainda serão iniciadas: Village e Vila Nova.

Em Petrópolis, ficaram prontas as intervenções em sete lugares: Biguen 440, Biguen 600, bairro Castrioto/bairro Esperança, Castelo São Manoel/Estrada do Ribeirão, Rua João Balter, Rua João Xavier/Viradouro, Rua João Xavier (nº 72). No total, a cidade conta, agora, com 12 encostas recuperadas. Antes, foram entregues as obras em outros cinco lugares.

Em São José do Vale do Rio Preto, a Secretaria de Estado de Obras concluiu a construção de um muro de contenção atirantado na Rua Pedro da Silva Machado, no Parque Vera Lúcia. 

Uma das cidades mais atingidas pela tragédia de 2011, Teresópolis teve concluídas 18 intervenções em encostas. No momento, as obras estão sendo feitas quatro locais – Parque Imbuí, Caleme, Vila Muqui e Solar do Renan – e deve começar ainda este ano em outros cinco: Jardim Féo/Espanhol, Salaco II, Rosário, Pimentel e Caleme II.

Ver anterior

Projeto ‘Mais Leitura Itinerante’ estará em Cantagalo no mês de novembro

Ver próximo

Acidente mata três na rodovia Macuco-Trajano

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!