Odir Ribeiro tem candidatura liberada pela Justiça Eleitoral

Ministro Marco Aurélio deu parecer favorável à candidatura do ex-prefeito de Carmo

Com decisão do ministro Marco Aurélio Mello, membro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF), liberando a candidatura do ex-prefeito de Carmo, Odir Ribeiro (PSB), tem garantida a sua diplomação pela Justiça Eleitoral, que será realizada no mês de dezembro.

A publicação saiu no dia 18 de novembro deste ano, mas a decisão foi tomada antes, em  30 de outubro. Segundo entendimento do ministro Marco Aurélio, mesmo com o advento da Lei Complementar 135/10 (Lei da Ficha Limpa), não há a possibilidade de distinguir se as contas foram prestadas desta ou daquela forma, como gestor ou ordenador de despesas, e da competência da Câmara Municipal para julgá-las, sendo a participação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), de início, meramente opinativa.

Com a decisão, a alegação do Ministério Público (MP) de que a não aprovação das contas pelo TCE-RJ, do ordenador de despesas, não prevaleceu, a decisão foi mantida.

Anteriormente à candidatura de Odir Ribeiro, houve algumas dúvidas sobre o que realmente poderia ocorrer, pois seus direitos políticos estavam suspensos. Quando seu nome foi lançado candidato, e sua coligação pediu o registro, teve recursos impetrados pelo Ministério Público Eleitoral e por uma coligação adversária no município.

O recurso apresentado pelo MP tinha como base a Lei da Ficha Limpa e o argumento de que Odir Ribeiro não teria tido as suas contas aprovadas pelo TCE, e este seria um dos impedimentos para que a sua candidatura fosse aprovada pela Justiça Eleitoral.

Em primeira instância, Odir Ribeiro teve parecer contrário à sua candidatura, mas o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) acatou recurso do candidato e aceitou o registro de sua candidatura. Mesmo assim, o Ministério Público Eleitoral recorreu da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas o próprio TSE, na última decisão, confirmou a candidatura de Odir Ribeiro a prefeito nas últimas eleições municipais, realizadas em 7 de outubro.

Como Odir Ribeiro foi eleito, deverá ser diplomado nos próximos dias, provavelmente em dezembro, em data ainda a ser marcada pelo Cartório Eleitoral, já que a diplomação na sede do TRE-RJ, antes prevista para 13 de dezembro, foi suspensa. Com isso, a solenidade será realizada no município, como sempre foi.

Com a diplomação, em dezembro, e a posse, em 1º de janeiro, esta será a terceira vez que Odir Ribeiro administra o município de Carmo.

Ver anterior

Marcos Antônio Soares Longo volta às ruínas de Canudos, no sertão da Bahia

Ver próximo

Produtor de Boa Sorte fatura moto no concurso leiteiro deste ano

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!