Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Após o clima de disputas emocionantes e com muita camaradagem, as Olimpíadas Estudantis de Macuco chegaram ao seu fim no dia 27 de outubro. O palco da celebração foi a Quadra Poliesportiva José Carlos Colmeia, anexa ao Rural Park, que testemunhou duas semanas de intensas competições entre dezenas de estudantes das redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino da cidade. A iniciativa, idealizada e organizada pela parceria entre as secretarias de Esporte e Lazer e Educação, surpreendeu a todos ao superar todas as expectativas.
Os Jogos Municipais, que uniram alunos de diversas instituições educacionais, consolidaram-se como uma grata surpresa para a comissão organizadora, dirigentes, professores, pais e, claro, para os próprios estudantes que se vestiram de atletas amadores ao defender seus educandários. O que tornou esses jogos ainda mais especiais foi o espírito competitivo e saudável que prevaleceu, onde a rivalidade serviu apenas para exaltar a paixão e o orgulho de representar condignamente as cores de suas escolas.
Durante a Cerimônia de Encerramento, a integração entre os participantes ditou o ritmo, reforçando o acerto na decisão de promover as Olimpíadas Estudantis. O clima era de festa e confraternização, com estudantes de instituições como o Centro de Atendimento Educacional Especializado de Macuco (CAEEM), Colégio Estadual Farmacêutico Rodolfo Albino, CIEP Municipalizado Honório Peçanha, Escola David Coelho dos Santos, Escola Sylvia Bath Rosas e Instituto de Educação Laura Montechiari (Balão Mágico) compartilhando alegria e amizade. “É muito bom ver essa sintonia e esse clima amistoso”, ressaltou a secretária de Educação, Claudia Vogas.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a prefeita Michelle Bianchini; os secretários João Vitor Pontes (Governo e Gestão), Claudia Vogas (Educação) e Hugo Carvalho (Esporte e Lazer); os vereadores Bruno Miranda e Alberto Herdy; a subsecretária de Esporte, Helen Oliveira; além de diretores e adjuntas dos educandários e profissionais de educação física. A prefeita Michelle Bianchini e o secretário João Vitor Pontes destacaram a importância da educação e do esporte nas escolas, e como esses jogos reforçam a celebração esportiva e da convivência entre as instituições educacionais do município.
Segundo as secretarias de Educação e Esporte e Lazer, a classificação final das competições ficaram assim: 1° Lugar – Escola Municipal David Coelho dos Santos, do bairro Barreira; 2° Lugar – CIEP Municipalizado Honório Peçanha, da Reta; e 3° Lugar – Escola Municipal Sylvia Bittencourt Bath Rosas, da Volta do Umbigo.
O Colégio Estadual Rodolpho Albino também foi premiado e a organização agradeceu pela presença. As escolas municipais, além de receberem os troféus pela classificação nos jogos, também fizeram apresentações culturais no encerramento, inclusive com o balé da Tia Miriam Vanelli.
“As Olimpíadas Estudantis de Macuco reafirmam, sem dúvida, valores como amizade, competição saudável e a importância do esporte na vida dos alunos. Essa celebração continuará unindo a comunidade escolar para inspirar futuras gerações de atletas e alunos comprometidos com a força do esporte local e a excelência acadêmica tão presente em nosso cotidiano educacional”, definiu a prefeita Michelle Bianchini.
Fotos: Rodrigo Cuco / Wesley Marques