Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
A empresa Friburgo Auto Ônibus (Faol) anunciou que vai entregar a concessão da operação das linhas urbanas no município até o próximo dia 15 de maio. No dia 15 de abril, a direção da Faol protocolou na prefeitura a entrega do serviço público de transporte coletivo em Nova Friburgo para o município. A prefeitura terá 30 dias para assumir a operação de fato, das cerca de 80 linhas urbanas operadas pela Faol.
O prefeito Johnny Maycon anunciou que vai contratar uma empresa especializada para elaborar um estudo técnico sobre o transporte público de passageiros em Nova Friburgo. Com base nas informações provenientes do estudo, o principal objetivo será a utilização dos dados para lançar o edital de concessão do transporte no município.
“Governos anteriores não fizeram porque, embora importante, consideraram o custo elevado”, observou Johnny Maycon. Os trâmites para a contratação do serviço se iniciaram logo no início do ano, assim que a gestão tomou posse, baseado na lei de licitação, mas com cotações, segundo o Executivo. O contrato será válido por seis meses e irá prover todo o estudo viável de transporte na cidade.
A cotação do serviço foi feita em sete instituições, sendo que cinco não apresentaram interesse no momento. Segundo a prefeitura, a contratada ofereceu preço que representa a metade do oferecido pela segunda instituição. “O contrato com a empresa para a prestação deste serviço está na Procuradoria-Geral para adoção dos procedimentos administrativos pertinentes ao contrato, mas cabe informar que a instituição tem know how nesta área de atuação, com experiência em vários municípios, incluindo capitais importantes como Belo Horizonte-MG”, finalizou a prefeitura, em nota.
O prefeito informou que o Executivo chegou ao limite das tratativas com a Faol e que apresentou a proposta máxima de auxílio e um valor justo de tarifa para a população sem comprometer os cofres públicos. A Prefeitura de Nova Friburgo se comprometeu ainda a cobrir todos os eventuais prejuízos ao final do contrato de seis meses, que seria assinado até a realização de um estudo minucioso para a realização de um edital justo, atualizado e inovador para a prestação do serviço, através de uma auditoria imparcial contratada pela gestão municipal.
De acordo com o prefeito Johnny Maycon, com todas as garantias em contrato e sabendo dos riscos aos serviços essenciais à população de Nova Friburgo, a empresa Faol rejeitou a proposta. A Prefeitura informa que já tem em aberto um procedimento administrativo para a contratação emergencial, o qual dará prosseguimento e ampla divulgação para empresas de todo o Brasil, informando que a prestação do serviço não será afetada.
Assista ao vídeo com alguns ônibus indo embora da garagem da Faol:
https://www.facebook.com/sandra.guimaraesouverney/videos/3972527416163150